WiFi Zone cem 100 kilometros km quilometros

WiFi Zone cem 100 kilometros km quilometrosSe você está sofrendo com problemas de alcance da rede sem fio, vai ficar feliz ao saber que o instituto IEEE (sigla em inglês que significa Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) lançou um novo padrão de rede sem fio, o 802.22, que tem alcance de nada menos do que quase 100 quilômetros, com uma só antena.

 

A rede sem fio que se tornou padrão hoje em dia é a 802.11 a/b/g/n, que cumpre o que promete sem problema algum para computadores em uma casa pequena. Se o alcance estiver pequeno, basta colocar algumas antenas para funcionarem como repetidores de sinal e o alcance aumenta.

A novidade no padrão que tem o número 22 no lugar do 11 do padrão atual é que ele utiliza o espectro utilizado pelas TVs analógicas nos Estados Unidos. Este espectro vai dos 54 MHz até 698 MHz, frequência mais adequada para enviar informações a longas distâncias.

Na prática, isso significa que uma única antena Wi-Fi será capaz de enviar dados a uma velocidade de até 22 Mbps com um alcance de até 62 milhas, ou 99,78 Km. Claro que quanto mais obstáculos o sinal encontrar, menor é a distância, mas esta antena pode ser uma ótima salvação para áreas rurais, onde realmente não há qualquer obstáculo. O padrão foi aprovado pelo IEEE, ou seja, empresas já podem começar a construir antenas e aparelhos para funcionar neste novo formato de propagação de internet sem fio.

Fonte: globo.com