Tecnologia 4g exercito brasileiro forças armadas

Tecnologia 4g exercito brasileiro forças armadasA empresa americana Motorola Solutions anunciou nesta segunda-feira (22/8) que ajudará o Exército Brasileiro a testar a tecnologia 4G Long Term Evolution (LTE) em aplicações de comunicação móvel de banda larga para segurança pública.

 

Segundo a empresa, a rede será instalada em Brasília (DF) e utilizará a faixa de frequência de 700 MHz – uma licença experimental de operação já foi solicitada à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Pelo menos dois sites deverão ser instalados na cidade, a um custo inicial de US$ 2 milhões, bancados pela Motorola. A data de início da operação, contudo, não foi informada.

Depois de instalada, a rede 4G deverá permanecer no ar por pelo menos seis meses. A área de cobertura incluirá a Esplanada dos Ministérios e o Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército. Além disso, outros órgãos de segurança da capital também poderão utilizá-la.

A tecnologia LTE vem sendo testada por diversas operadoras ao redor do mundo. Na Suécia, onde já é oferecida comercialmente pela TeliaSonera, a rede permite downloads com velocidade média de 33,4 Mbps.

De acordo com a Motorola, uma rede semelhante foi instalada em São Francisco, nos Estados Unidos, em agosto de 2010. Em comunicado, o presidente da Motorola Solutions Brasil, Eduardo Stefano, afirmou que “a adoção da tecnologia se torna ainda mais importante diante dos grandes eventos que serão sediados no País”, em referência à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016.

A Motorola Solutions é uma das duas empresas que surgiram após a separação de suas divisões, completada em janeiro de 2011. A outra empresa, Motorola Mobility, voltada à fabricação de celulares e tablets, foi comprada na semana passada pela Google.

Fonte: IDGNow!