Vivo investe bilhoes rede

Vivo investe bilhoes rede O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 3 bilhões para a operadora Vivo. De acordo com o comunicado enviado pelo próprio banco, nesta terça-feira (20/4), os recursos serão utilizados para expandir e melhorar a atual rede da companhia, assim como para implementar a infraestrutura necessária para receber novas tecnologias. Além disso, o dinheiro, que será usado entre 2011 e 2013, vai cobrir gastos com pesquisa e desenvolvimento.

A maior parte do investimento será destinada a um projeto de expansão da cobertura 3G, voltado a garantir que, até dezembro de 2011, mais de 85% da população brasileira tenha acesso, por meio de dispositivos móveis, à internet rápida. Além disso, os recursos também têm como intuito ampliar a capacidade da infraestrutura 2G.

 

O BNDES cita que o dinheiro também será usado para ampliar o backbone (rede própria) da Vivo, com o intuito de reduzir a dependência de uso da infraestrutura de outras operadoras.

O programa de investimentos inclui, ainda, a construção de um data center em Tamboré (na grande São Paulo), que atenderá a Vivo e a Telefônica. O novo espaço deve estar pronto ainda no primeiro semestre de 2012.

Por fim, o banco informa que a Vivo aplicará R$ 22 milhões em programas sociais.

Além da Vivo, a TIM já anunciou investimentos na melhoria e ampliação de sua rede. Uma ação que o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, considera essencial para resolver o problema da falta de qualidade da internet brasileira.

Fonte: OlharDigital