Luciano Neres Rodrigues

Luciano Neres RodriguesJuramento (MG), uma cidade de apenas 4 mil habitantes com vocação para a agricultura é um exemplo de sucesso no uso de software livre para gestão de municípios. Há dois anos, o município utiliza o software e-Cidade, um sistema que conta com mais de 40 módulos de gestão, em áreas como saúde, educação e recursos humanos. A experiência foi compartilhada por Luciano Neres Rodrigues, durante o primeiro dia da Latinoware 2011.

Com a implantação, mensalmente a Prefeitura economiza aproximadamente R$ 6 mil, que antes eram destinados para alocação do software utilizado. E a vantagem do sistema não é apenas a economia obtida.

“Se não fosse pago, com certeza também usaríamos o e-Cidades. Com ele, conseguimos integrar todas as nossas secretarias municipais, além de proporcionar mais agilidade e transparência em nossos processos”, destacou Rodrigues.

O caso de sucesso da cidade mineira já foi exemplo para outras prefeituras do Brasil, como o município de Uiramutã (RR), que tem 98% de sua população formada por índios. “Estamos de portas abertas para auxiliar outras prefeituras interessadas em implantar o sistema”, completou.