LatinoWare 2011

LatinoWare 2011A Conferência Latino Americana de Software Livre – Latinoware 2011, realizada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), seguiu agitada no segundo dia do evento. Palestras, exposições, mesas redondas e workshops impuseram o ritmo das atividades e lotaram os espaços de eventos. O encerramento da conferência deste ano, que bateu recorde de inscritos, acontece nesta sexta-feira (21), às 17 horas, com uma palestra de Jon ‘Maddog’ Hall, diretor executivo da Linux International e uma das figuras mais famosas do software livre.

 

A programação do segundo dia, repleta de atrações, contou com o Workshop Internacional sobre e-Health em Economias Emergentes – IWEEE 2011, organizado pela associação GNU Solidário. Na pauta das discussões, os avanços tecnológicos para melhorar a saúde e a educação nos países emergentes como ferramentas que podem ser oferecidas aos médicos e instituições de cada país.

Em uma das apresentações, o diretor de inovação tecnológica da Presidência do Paraguai, Nicolás Caballero, apresentou os benefícios do uso do software livre na medicina de seu país. “Com as tecnologias livres, podemos contribuir na formação de pessoas livres, independentes, críticas e autônomas. O software livre é uma solução madura e de êxito em vários países”, destacou.

Destaque, também, para o segundo dia do Showroom Tecnológico organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. Osvaldo César Brotto, gerente regional oeste do Sebrae/PR, conta que a equipe está satisfeita com a participação e as visitas ao estande. Segundo ele, empresários estão buscando informações ligadas à tecnologia, meio ambiente e inovação, e analisando de que forma o Sebrae pode contribuir para a melhoria de seu negócio.

“Nós disponibilizamos recursos financeiros para micro e pequenas empresas que estão buscando por alguma forma de inovação. Com esse subsídio o empresário implanta qualidade, inovação, melhora o processo produtivo, desenvolve o produto, melhora a embalagem, ou seja, faz com que a empresa cresça”, completa. A expectativa é que os empresários conheçam o serviço e passem a utilizar mais este recurso que o Sebrae disponibiliza.

Sustentabilidade

Apenas até a manhã desta quinta-feira (20), o gasto de mais de 106 mil folhas de papel A4 já havia sido evitado na Latinoware 2011 com o uso dos dispositivos de comunicação de dados, uma das novidades desta edição. O aparelho – que foi distribuído por empréstimo – permite que os participantes troquem informações entre si e ainda recebam materiais de divulgação das empresas presentes nos estandes da conferência.

A inovação foi desenvolvida por um consórcio de empresas incubadas do PTI (Apollo TI/Logic TI, Neoautus, Simplex, Palmares e Educare) e teve como objetivo ampliar a interatividade dos participantes, além é claro, da contribuição com a preservação do meio ambiente.

Último dia

No terceiro e último dia da Latinoware 2011, nesta sexta-feira, serão 50 palestras e dois workshops: o primeiro, um encontro de autoridades da América Latina para debater ferramentas e softwares utilizados nos órgãos públicos, como o Delegacia Eletrônica, projeto que integra o programa Paraná Seguro, lançado em setembro de 2011, pelo governo do Paraná, para registro de ocorrências online. A partir das 10h também terá início o Espaço Mozilla, com palestras e discussões sobre as novidades das ferramentas Firefox e OpenWeb, além de uma reunião geral da comunidade Mozilla Brasil.

E para encerrar essa que foi a Latinoware com recorde de inscritos, alcançando 4215 inscritos até o final da tarde desta quinta, acontece a palestra “Happy Birthday Linux: Thanks for all the fish, but what is next?”, com o pai da Linux, Jon ‘Maddog’ Hall, celebrando os 20 anos do nascimento do sistema operacional open source mais famoso do mundo.