Sebrae stefani

Sebrae stefaniO Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), está promovendo em todo o país a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. Em Foz do Iguaçu o evento está acontecendo paralelo a Latinoware, entre os dias 19 e 21 de outubro.

Durante os três dias, os participantes poderão participar de um Showroom Tecnológico, que conta com a exposição de serviços oferecidos por empresas parceiras do Sebrae, palestras e apresentações.

Osvaldo César Brotto, gerente regional oeste do Sebrae/PR, conta que a equipe está satisfeita com a participação e as visitas ao estande. Segundo ele, empresários estão buscando informações ligadas à tecnologia, meio ambiente e inovação, e analisando de que forma o Sebrae pode contribuir para a melhoria de seu negócio.

“Nós disponibilizamos recursos financeiros para micro e pequenas empresas que estão buscando por alguma forma de inovação. Com esse subsídio o empresário implanta qualidade, inovação, melhora o processo produtivo, desenvolve o produto, melhora a embalagem, ou seja, faz com que a empresa cresça”, completa. A expectativa é que os empresários conheçam o serviço e passem a utilizar mais este recurso que o Sebrae disponibiliza.

Entre a diversa grade de temáticas oferecida pelo Showroom, uma das palestras que obteve grande curiosidade do público foi a “Cloud Computing – Soluções Práticas para MPEs” (micro e pequenas empresas), ministrada por Eduardo Sousa Amaral, gerente de tecnologia da informação do Sebrae/PR. Ele comenta que a tecnologia de computação em nuvem é uma grande tendência no mercado mundial em computação. “A intenção é mostrar o potencial que a internet traz hoje pras micro e pequenas empresas e a praticidade que este tipo de inovação, como a computação em nuvem, oferece”, conta o gerente.

A programação segue até sexta-feira, 21, com diversas apresentações, entre elas: Gestão de Inovação (Hélio Gomes de Carvalho), Soluções Instituto Gralha Azul (Bernardete S. Martins), Gestão Estratégica de Marcas (Priscila Sarturi), Tecnologia nos Pequenos Negócios (Gilson Tedesco), e, ainda, uma palestra sobre Patentes, com o Núcleo de Incubação Tecnológica (NIT) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).