The Facebook virus 650 mil redes sociais segurança falha volume dados

The Facebook virus 650 mil redes sociais segurança falha volume dadosAlguma vez você pensou como o Facebook consegue filtrar todo o conteúdo de seus quase 800 milhões de usuários? Para você ter uma ideia, o sistema de segurança da rede social processa e verifica 650 mil ações por segundo!

O sistema protege o usuário de scams, malwares e spams utilizando um software de inteligência artificial, que também detecta padrões de comportamento suspeito.

30 pessoas ficam encarregadas de supervisionar o sistema, que se chama FIS (Sistema de Imunidade do Facebook, em português). Porém, o sistema é capaz de agir sozinho, pois aprende em tempo real, segundo o site The New Scientist.

O FIS demorou apenas 3 anos para evoluir do aprendizado básico para o monitoramento de todas as ações realizadas na rede social. Hoje, ele já consegue diferenciar spams de mensagens autênticas. Ele faz isso com base nos links dos spams, e ao analisar palavras como “de graça” e “iPad” – que já foram usadas para ataques de scam. Além disso, o sistema verifica o endereço de IP do computador que enviou a mensagem.

O sistema pode ser considerado eficiente, já que apenas 1% dos usuários reportam spam. Por dia, cerca de 25 bilhões de ações são verificadas. Hoje, apenas 4% de todas as mensagens são consideradas spam, afetando apenas 0,5% do total de usuários.

Fonte: OlharDigital