smartphone mais barato no brasil

smartphone mais barato no brasilO governo federal quer incluir os smartphones na mesma política de redução de impostos já adotada para tablets e desktops. Dessa forma, os aparelhos poderão ficar até 35% mais baratos com a diminuição e até mesmo isenção do IPI e PIS/Cofins, em alguns casos. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (19/12) pelo ministro Paulo Bernardo, em entrevista para a rádio Band News FM.

Mas, para que os aparelhos sejam enquadrados na nova lei, será necessário que os smartphones sejam fabricados no Brasil. “Há um volume muito grande de produtos importados. Queremos que eles sejam produzidos aqui para justificar a isenção das tarifas”, afirmou o ministro.

Só para se ter uma ideia, o iPhone 4S, lançado no mercado brasileiro na última sexta-feira (16/12), chegou por aqui a um custo estratosférico – é o local mais caro do mundo para se comprar o aparelho, que pode custar até R$ 2800,00, dependendo da operadora e do plano contratado.

No mercado dos tablets, a isenção de tarifas mostrou-se bastante interessante. Logo após o anúncio da nova lei, 25 fabricantes solicitaram entrada no chamado Processo Produtivo Básico (PPB). Seis marcas – Samsung, Motorola, Semp Toshiba, Positivo, AIOX e MXT – já estão produzindo seus tablets em território nacional sem que as taxas tradicionais de impostos incidam sobre os produtos.

O que nos resta, agora, é esperar e torcer para que esses descontos sejam repassados também para o consumidor final.

Fonte: OlharDigital