gps garmin nuvi tomtom foston bak shopping

gps garmin nuvi tomtom foston bak shoppingA Nokia está desenvolvendo aparelhos que serão compatíveis com o Indoor Positioning System (IPS) (“Sistema de Prevenção de Intrusos”, em português). Para quem não sabe, esse recurso, entre suas variadas funções, possibilita o acesso a um serviço de geolocalização nos mesmos moldes do GPS, porém destinado para uso interno.

A proposta é que, no futuro, estabelecimentos disponibilizem o conteúdo para os visitantes, que poderá ser visualizado a partir de um smartphone convencional.

Até o momento, a empresa não divulgou nenhuma informação específica sobre como funcionará o dispositivo. Mas, levando em consideração os navegadores GPS atuais, pode se assemelhar a um sistema de cadastro, no qual os consumidores terão acesso a um mapa das lojas, estabelecimentos e serviços do local visitado, além de conteúdo sobre os produtos disponíveis.

O processo de produção dessa tecnologia ainda conta com a ajuda da Google, inventora do IPS e que utiliza as mesmas ferramentas do GPS, mas com limitações territoriais. Apesar de parecer uma adaptação simples, o sistema de IPS requer mais precisão por parte dos aplicativos e, diferente da transmissão da Google, que é feita via satélite, a captação de dados para os celulares inteligentes será através de Wi-Fi ou Bluetooth.

Segundo o site 24 Megabytes, a ferramenta baseada no IPS não será disponibilizada de imediato para os consumidores. No entanto, os primeiros testes devem começar nas próximas semanas.

Fonte: OlharDigital