CES 2012

CES 2012Realizada anualmente durante o mês de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos, a Consumer Eletronics Show é um dos principais eventos de eletrônicos do mundo, palco do anúncio de diversos produtos que chegam ao mercado durante o ano. A edição de 2012 deve atrair cerca de 150 mil visitantes. Ela começará na próxima segunda-feira (9/1) e vai até quinta-feira (12/1). O Olhar Digital selecionou algumas das que devem ser as principais atrações da feira, desde a expansão dos Ultrabooks até a despedida da Microsoft, que, a partir de 2013, não deverá participar mais da convenção.

E fique de olho por aqui nos próximos dias. Nós estaremos em Las Vegas e acompanharemos de perto tudo o que for anunciado por lá. Não perca!

Ultrabooks

As principais atrações da CES 2012 devem ser as linhas de Ultrabooks que chegarão ao mercado em 2012. Os notebooks ultrafinos, ultraportáteis e potentes, idealizados pela Intel, começaram a chegar ao mercado em 2011, mas a expectativa é que eles comecem a popularizar este ano. E diversas fabricantes devem mostrar aparelhos durante a CES. Um dos ultrabooks já vazados será o Spectre, da HP, cujo teaser apareceu na web nos últimos dias. Outras fabricantes que mostrarão aparelhos na feira são Dell, Toshiba, Acer, Asus e Lenovo. Ao todo, cerca de 50 modelos de ultrabooks podem dar as caras na CES.

Smartphones Quad-core

O próximo passo na evolução dos smartphones é a inclusão de processadores quad-core neles. Nvidia (com o Tegra 3) e Qualcomm (com o Snapdragon) já lançaram os chips com quatro núcleos de processamento voltados para os dispositivos portáteis, e a tendência é que eles comecem a aparecer no mercado ainda no primeiro semestre de 2012. A CES deve ser o palco para o anúncio de alguns desses aparelhos, como o esperado HTC Edge.

Nova geração de TVs: OLED, 3D e 4K

As telas OLED já dominaram os smartphones, e agora se preparam para entrar no mercado de TVs. A LG já anunciou o que chama de “a maior tela OLED do mundo”, com 55 polegadas, e outras empresas devem seguir o caminho, mostrando aparelhos com cores mais vivas do que as tradicionais LED e LCD. Além disso, as TVs 3D devem ter bastante destaque durante a feira.

A grande novidade será a linha de TVs 4K. A tecnologia 4K é a evolução do FullHD. Com resolução 4x maior do que o 1080p (as 4K chegam a 3840×2160 pixels), elas oferecem imagens ainda mais nítidas. A própria LG terá um aparelho desses na feira, com 84 polegadas.

Também no mundo das TVs, novos modelos que usam o serviço GoogleTV podem dar as caras. A LG terá pelo menos um aparelho com o software instalado. E pode ser que a Samsung também mostre seus primeiros aparelhos com a plataforma do Google para TVs.

Videogames

A Sony mostrará durante a feira o seu PS Vita, já lançado no Japão e que chega em fevereiro na Europa e Américas (incluindo o Brasil). A Nintendo deve dar mais informações sobre o Wii U, anunciado em 2011 e previsto para ser lançado em algum momento deste ano. O que também pode acontecer é o anúncio dos sucessores do PlayStation 3 e do Xbox 360 – apesar de Sony e Microsoft não darem pistas de que estão próximas a lançar novos consoles. De qualquer jeito, o PS3 estará presente mostrando seus jogos em 3D e sua integração com o PS Vita.

Windows 8

Com lançamento previsto para algum dia de 2012, o Windows 8 será uma das grandes atrações da feira. A Microsoft pode dar uma data de lançamento para uma versão beta do sistema – esperada para fevereiro. O Windows 8 deve ser o principal foco do keynote da Microsoft, que deve anunciar mais novidades da plataforma para o público. Mas, além disso, é esperado que apareçam os primeiros dispositivos que estão sendo preparados para usar o sistema – especialmente os tablets, que são a principal aposta da Microsoft para a nova versão do Windows.

Ice Cream Sandwich e Windows Phone

O Ice Cream Sandwich, a versão 4.0 do Android, foi lançada em novembro de 2011 junto com o Samsung Galaxy Nexus. O sistema tem uma interface desenvolvida para ser usada tanto em tablets quanto em smartphones e a expectativa é que diversos novos dispositivos que usem a plataforma apareçam durante a CES. Entre os tablets, um dos que devem dar as caras na feira é o Transformer Prime Mini, da ASUS, que já deve ser lançado com o ICS. Já entre os smartphones existe uma expectativa para que o Galaxy S III, da Samsung, apareça pela primeira vez para o público durante o evento.

Já o Windows Phone 7 também deve ganhar mais espaço entre as fabricantes de smartphones. A Nokia, uma das principais parceiras da Microsoft para a sua plataforma atualmente, deve mostrar mais aparelhos, além da linha Lumia, lançada em 2011. Já outras empresas, como Sony e LG, podem anunciar novos dispositivos com o Mango, aumentando a disponibilidade do sistema para os consumidores.

Integração entre diversos dispositivos

Controlar a TV pelo smartphone, aplicativos que permitem comandar o carro usando a voz, detectores de movimentos para gadgets, tudo isso deve aparecer na feira na tentativa de integrar os diversos dispositivos presentes em uma casa. Podemos esperar aplicativos que controlam diversos aparelhos a partir de apenas um dispositivo, além de interfaces desenvolvidas para aparecer em diferentes categorias de gadgets.

A última da Microsoft

Alegando que os lançamentos dos seus produtos não se alinham com o período em que a feira é realizada, a Microsoft anunciou que a CES 2012 será a última que terá a sua presença. A empresa fará eventos próprios para anunciar os seus produtos começando já em 2012. Até por isso, não são esperadas grandes novidades da Microsoft para esse ano. No passado, a CES foi o palco para a divulgação de importantes produtos da empresa, como o Xbox. Durante 11 anos consecutivos, Bill Gates comandou o keynote da Microsoft durante a feira. Em 2012, no último de todos, Steve Ballmer é quem falará sobre as principais novidades da empresa que aparecerão na feira.

Fonte: OlharDigital