NVIDIA agora faz parte da Linux Foundation

NVIDIA agora faz parte da Linux FoundationA NVIDIA, empresa conhecida pelos chips gráficos GeForce e que recentemente tem sido ativa na plataforma Tegra, entrou para a Linux Foundation. A empresa disse que, com a iniciativa, pretende melhorar sua cooperação com as organizações e os desenvolvedores que contribuem com o desenvolvimento do Linux. Além disso, com a entrada da NVIDIA, a Linux Foundation agora possui entre seus membros as três empresas que dominam o mercado de chips gráficos para PCs, já que Intel e AMD já fazem parte dela há algum tempo.

Entretanto, nada indica que a novidade terá um efeito imediato na política de driver da NVIDIA. A empresa oferece um driver proprietário do Linux para seus próprios cartões gráficos, e não tem contribuído com o driver open source Nouveau, que é predominantemente desenvolvido através de engenharia reversa e é configurado por padrão para chips gráficos GeForce na maioria dos PCs com distribuições Linux.

Para suportar as principais funcionalidades dos chips Tegra, a NVIDIA desenvolveu mudanças nas licenças GPLv2 para o kernel do Linux e trabalhou ativamente para apresentar essas modificações para integração no principal branch de desenvolvimento do Linux, para que novas versões do sistema operacional suportem os chips por padrão.

Entretanto, os drivers gráficos para cores ARM que são parte dos chips Tegra também são proprietários. De acordo com o desenvolvedor do kernel Arnd Bergmann, há desenvolvedores da NVIDIA que internamente defendem drivers open source.

Fonte: iMasters