Linus Torvalds divide

	 Linus Torvalds divide O criador do Linux, Linus Torvalds, foi um dos premiados do Grand Millenium Technology Prize – considerado o Nobel da tecnologia – por seu trabalho no software de código aberto. Mas ele não foi o único homenageado – o japonês Shinya Yamanaka, pesquisador de células-tronco, vai dividir o prêmio de US$ 1,5 milhão com Torvalds.

Os dois foram anunciados como finalistas do prêmio em abril e, após muita discussão e nenhuma decisão, os juízes decidiram premiar os dois pelo trabalho feito. É a primeira vez que o Grand Millenium Technology Prize é dividido.

“A comissão do prêmio dcidiu, pela primeira vez nos dez anos de história, dar o Grande Prêmio a dois inovadores”, afirmou o presidente da Academia de Tecnologia da Finlândia, Ainomaija Haarla, um dos responsáveis pelo evento.

Torvalds foi premiado por seus mais de 20 anos de trabalho em softwares de código aberto, que possibilitaram a criação e utilização do sistema operacional por milhões de pessoas no mundo.

Já Yamanaka foi homenageado por seus estudos de células-tronco que possibilitaram a produção delas sem a necessidade de embriões humanos.

Fonte: Olhar Digital