Google abre o código do mecanismo de busca Supersonic

Google abre o código do mecanismo de busca SupersonicO Google liberou o Supersonic, um mecanismo de busca voltado para trabalhar de forma eficiente com bancos de dados orientados a colunas. O anúncio sugere que o Supersonic seria “extremamente útil para criar um back-end de banco de dados orientado a colunas”, e visa a oferecer “tempos de execução excelentes.

Para atingir essa meta de design, a biblioteca C++ usa várias otimizações de baixo nível e de cache, instruções SIMD e execução vetorizada para fazer o melhor uso dos CPUs modernos, enquanto trabalha como um processo único.

O Supersonic pode executar “Operations” em dados armazenados nas colunas, como Compute, Filter, Sort, HashJoin, e mais; em views, essas operações podem ser ligadas para produzir um resultado final. Dados para essas operações estão sendo retidos na memória; ainda não dá um formato para armazenamento de dados embutido, mas os desenvolvedores disseram que há uma forte intenção de desenvolver um.

Outro trabalho em andamento inclui o fornecimento de uma ampla cobertura de testes para a biblioteca. Um arquivo tarball do código está disponível para download, enquanto o fonte pode ser clonado via git a partir das páginas do projeto Google Code.

Com informações de The H