Bacula para uma rede segura

Bacula para uma rede seguraTambém na manhã desta quarta-feira, a Latinoware 2012 foi palco para o primeiro encontro da comunidade Bacula brasileira. Bacula, para quem ainda não conhece, é uma das principais soluções open-source do mercado para a realização de back-ups de segurança em redes corporativas, e já possui uma ampla base de usuários no mundo e no Brasil.

Quem esteve lá presente foi o empregado do Serpro Heitor Faria, da Supcd em Brasília. Heitor, que também é advogado e proferirá palestra sobre as licenças livres e os direitos fundamentais na manhã de sexta-feira, diz que o Bacula é uma ferramenta bastante versátil: “ela pode ser utilizada em usuários de qualquer porte, e em praticamente qualquer sistema operacional existente no mercado”.

O programa funciona através da realização de salvamentos automáticos dos dados armazenados na rede, prevendo também cenários de falha onde tais informações possam ser perdidas. O Serpro também é usuário do Bacula, conforme explica Heitor: “nós o utilizamos dentro das unidades da Supop nas regionais, para realizar o back-up das redes locais”. Além disso, clientes governamentais e privados também são usuários do programa.