Inovação no Android está à frente da Apple

Inovação no Android está à frente da AppleDe acordo com analistas consultados pelo Business Insider, o Google tem devorado o território da Apple (e concorrentes) em duas frentes: inovação e preços baixos.

“O Android tem sido um dos motores de crescimento do mercado de smartphones desde que foi lançado em 2008″, disse Ramon Llamas, pesquisador da IDC’s mobile phones. “O Android ultrapassou o mercado de forma eficaz e levando uma quota de mercado da concorrência.”

E o crescimento do Android vai além dos smartphones. Segundo dados da IDC, o market share da Apple em tablets já caiu de 65% para 50% no último trimestre. A variedade de equipamentos tem contribuído para tornar o Android cada vez mais forte e presente.

“Ter um monte de pessoas construindo um monte de coisas cobre diversos pontos de preços com várias marcas em vários lugares e isso faz uma grande diferença”, disse o analista Stephen Baker, da NPD Group.

Além das vendas, o Android também têm obtido uma forte presença na questão de inovação. Para Ken Dulaney, da vice-presidente da Gartner, o ritmo de inovação no Android é mais rápido que a Apple. “Eles estão tentando mais, a Apple está muito atrás nessa área”.

Outro lado importante é a questão da plataforma ser aberta. A estratégia beneficia o Google e fabricantes com a possibilidade de otimizar a experiência de uso conforme o feedback de desenvolvedores, fabricantes de equipamentos, clientes e designers.

“Na Apple, eles têm uma visão internamente muito boa, mas eles não têm o feedback que o Android promove”, disse Dulaney. No entanto, o analista não soube dizer quem mais tem faturado dinheiro com o Android, além da Samsung.

Os analistas consultados ainda reforçam a ideia de que o sistema operacional do Google está em processo de se espalhar para qualquer aparelho eletrodoméstico, criando uma nova geração de dispositivos híbridos.

Fonte: GoogleDiscovery