R.I.P Aaron Swartz!! Perdemos um grande militante da liberdade de informação!!

R.I.P Aaron Swartz!! Perdemos um grande militante da liberdade de informação!!Você pode até não estar familiarizado com o nome dele, mas certamente já ouviu falar sobre RSS, Reddit, Creative Commons e, provavelmente, já usou uma rede social chamada FriendFeed. Tudo isso tinha uma mãozinha de Aaron Swartz, que cometeu suicídio na última sexta-feira, em Nova York.

O jovem de apenas 26 anos era considerado um gênio na área da programação, e construiu sua carreira com iniciativas que defendiam a livre circulação de informações. Com apenas 13 anos, trabalhou no desenvolvimento do RSS (formato de feed de conteúdo muito usado na internet hoje) e, aos 14, atuava ao lado de Lawrence Lessig, grande nome por trás do CC, e que passou pela Campus Party Brasil em 2010.

O hacker e ativista fundou empresas e organizações como a Open Library e a Demand Progress, que atua na área de políticas públicas para a internet e teve evidência durante os protestos contra o SOPA (Stop Online Piracy Act), projeto de lei voltado à regulação da rede nos Estados Unidos e que contou com a rejeição pública de nossa parte.

Aaron enfrentava um processo criminal desde julho de 2011, quando foi acusado de furtar artigos acadêmicos eletrônicos da rede do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT. O programador se declarou inocente, mas ainda corria o risco de ficar 35 anos na prisão. Isso somado a uma depressão, que o próprio jovem admitia ter, podem ter o levado a cometer suicídio.

Essa é uma grande perda, não somente para o universo da tecnologia, mas para o mundo todo, que certamente precisa de mais mentes inquietas e brilhantes como a de Aaron. Por isso a Campus Party Brasil quer dedicar essa edição para ele, que tanto contribuiu para uma transformação positiva do cenário tecnológico.

A família criou um site em homenagem a Aaron. O enterro será amanhã, no Illinois (EUA).

Fonte: Campus Party