Livros Digitais e Impressos

 Livros Digitais e ImpressosUm condado do Texas abrirá nos próximos meses uma das primeiras bibliotecas públicas dos Estados Unidos completamente virtuais, um tipo de banco de informações onde as pessoas poderão acessar livros fazendo o download em seus próprios equipamentos ou pegando emprestado esses aparelhos eletrônicos.

O ambicioso projeto do condado de Bexar, que inclui a cidade de San Antonio, está sendo acompanho de perto por bibliotecários céticos.

 

Alguns advertem que muitos títulos populares ainda não estão disponíveis em versões digitais para bibliotecas e são frequentemente mais caros do que suas versões em papel. Outros dizem que experiências semelhantes acabaram com as pessoas pressionando para preservar os livros impressos.

O lugar, que será aberto nos próximos meses perto das instalações da prefeitura de San Antonio, terá uma seleção de cerca de 10.000 títulos e 150 leitores eletrônicos para os clientes consultarem, incluindo 50 para crianças. A biblioteca permitirá aos usuários acessarem os livros remotamente e contará com 25 laptops e 25 tablets para uso interno, assim como 50 computadores. Ela terá ainda sua própria cafeteria.

A equipe também vai ajudar os usuários com questões técnicas, mas não contará com assistentes de pesquisa. Autoridades do condado, que estimam um custo inicial de US$ 1,5 milhão para o projeto, acreditam que o custo total será mais baixo do que o de montar uma biblioteca tradicional e analisam abrir novas unidades.

Fonte: The Wall Street Journal

Segue abaixo o Link com a Matéria na Íntegra:
http://online.wsj.com/article/SB10001424127887323951904578290473969753746.html