Plataforma de petroleo

Plataforma de petroleoSoftware malicioso baixado involuntariamente por trabalhadores de petróleo offshore tem incapacitado redes de computadores em algumas sondas e plataformas, expondo falhas na segurança que poderiam representar sérios riscos para as pessoas e para o ambiente, os profissionais de segurança cibernética disse ao Houston Chronicle.

O cenário de pior caso pode ser catastrófico: Um equipamento com defeito e sistemas de segurança, poderá causar uma ruptura bem, explosão, vazamento de óleo e perda de vidas humanas, segundo especialistas.

Alguns dos arquivos infectados – a partir de fontes on-line com pornografia ou pirataria de música, por exemplo – já foram baixados diretamente através de conexões via satélite. Mas outros tipos de malware foi trazido a bordo em laptops e drives USB que foram infectados em terra.

Quando os dispositivos infectados foram conectados a redes isoladas até mesmo, o malware se espalhou e criou problemas. Um exemplo, em uma instalação no Golfo do México, causou um travamento no sitema grave…

Fonte: www.houstonchronicle.com

No Site da Houston Chronicle contém a matéria na íntegra

http://www.houstonchronicle.com/business/energy/article/Malware-on-oil-rig-computers-raises-security-fears-4301773.php