Deep Web: O que é isso?

 Deep Web: O que é isso?Um estudo realizado em Julho de 2001, pela empresa BrightPlanet estima que a Deep Web possa conter 500 vezes mais recursos do que a Surface Web. Estes recursos, além de serem volumosos, muitas vezes são de grande qualidade.

A Surface Web (acessível através dos motores de busca populares como o Google, por exemplo) tem um tamanho de cerca de 167 terabytes. De acordo com estudos da Universidade de Berkeley, o tamanho da web profunda é estimada em cerca de 91 mil terabytes.

Em 2008, a Deep Web representou 70 a 75% do total, ou seja, cerca de um trilhão de páginas não indexadas, nos buscadores da Surface Web.

A grande questão é o que se esconde na Deep Web? O que é tão confidencial que não pode vir a domínio público? Claro, provavelmente há muita coisa inocente, tal como redes sociais, comunidades específicas, que simplesmente não querem ser incomodadas. Mas e o lado negro? Na Deep Web, há muita coisa ilegal, chegando até mesmo a ser conspiratória. Um aviso ao leitor, cuidado ao buscar o lado negro da Deep Web. Pode te custar o sono, ou mais que isso.

 

 Deep Web: O que é isso?

 

Quantas camadas existem na Deep Web?

Atualmente são conhecidas três camadas e quase que não existe uma hierarquia entre elas. Cada camada possui um administrador ou domínio, como por exemplo .ONION, e só pode ser acessado pelo navegador TOR.

Por que não conseguimos acessar páginas da Deep Web em buscadores da Surface Web, como por exemplo, GOOGLE?

É uma questão de criptografia, em que toda página para existir deve estar de alguma forma indexada na Surface Web, mesmo que você não consiga acessá-la. Por exemplo, o domínio .ONION, na Surface Web, chamasse .tor2web.org.

O endereço do famoso buscador, Hidden Wiki, na Deep Web é: http://kpvz7ki2v5agwt35.onion/wiki/index.php/Main_Page

O endereço do famoso buscador Hidden Wiki, na Surface Web é: http://kpvz7ki2v5agwt35.tor2web.org/

Para cada camada há um navegador específico, e em cada uma delas a navegação é feita de uma forma diferente.

Como acessar a Deep Web?

Entre em: TOR PROJECT e escolha sua plataforma para download. Instale Tor Browser Bundle (navegador das redes TOR), e Vidalia Bundle (ferramentas e estatísticas de rede completas), caso você seja um usuário Linux nem precisa se preocupar muito, só instale o Tor Browser Bundle. Por fim, instale os citados acima no seu computador, configure-o de modo que seja adequado pra você. Muito cuidado! Você está em território hostil.

Existe outra forma de acessar a Deep Web com o navegador denominado FREENET, porém ele é mais difícil de usar comparando-o com o navegador TOR, pois ele não usa o FIREFOX, e sim o CHROME. Como já foi citado, as regras de criptografia, protocolos de discagens, serão diferente nesta forma de acessar a Deep Web, páginas que terminavam com o .ONION não existirão, e sim com um número falso de IP seguido de uma URL encriptografada.

O endereço do famoso buscador, Linkageddon, na Deep Web é: http://127.0.0.1:8888/USK@Isel-izgllc8sr~1reXQJz1LNGLIY-voOnLWWOyagYQ,xWfr4py0YZqAQSI-BX7bolDe-kI3DW~i9xHCHd-Bu9k,AQACAAE/linkageddon/429/

Esta é uma das grandes diferenças dos navegadores. O TOR oculta o IP do internauta, já o FREENET oculta o IP das páginas em seu domínio; o TOR prega o anonimato, o FREENET funciona em um sistema de redes que permite conectar você entre os internautas deste domínio; embora haja um anonimato, você pode trocar informações, logo, o anonimato vai depender das informações trocadas; os buscadores da rede ONION são fáceis de encontrar, os da rede FREENET quase não existem.

Sobre a terceira camada da Deep Web.

A grande maioria dos usuários novatos da Deep Web, não sabe que existem outras camadas. A Deep Web representa mais de 70% da internet, e se você reparar a rede .ONION não é grande.

Desde 2006, a rede .ONION não é considerada mais segura por ser vulnerável para invasões, isto incentivou profissionais em Informática a explorar mais a Deep Web, o que gerou o conhecimento da terceira camada, i2p.

A i2p não é um navegador, pode ser considerado um proxy que pode ser acessado em qualquer navegador, por isso, é apenas necessário ajustar algumas configurações.

Como me manter seguro na Deep Web?

Este assunto é muito importante para os novatos que estão migrando ou visitando a Deep Web. Ao contrário da crença popular, o navegador TOR não mantém o anonimato do usuário. Não?! Ele apenas configura o navegador com as configurações de SOCKS para acessar a Deep Web.

O próprio programa navegador TOR, ao clicar em “Ver a Rede”, mostra todos os usuários com seus respectivos países e IP.

  • Mantenha a proteção do seu antivírus no nível máximo.
  • Para aqueles que usam o “Modo Game”, tente deixá-lo desativado enquanto navega por ambientes hostis;
  • Nunca faça registros em páginas que pedem sua conta de e-mail, redes sociais e similares.
  • Lembre-se que grande parte das páginas da Deep Web são visadas para roubo de informações;
  • Não forneça nenhum tipo de informações pessoais;
  • Tenha muito cuidado com links estranhos ou desconhecidos;
  • Não confie em fóruns hospedados no SnapBBS, pois estes fóruns são vulneráveis. Faça varreduras diárias com seu antivírus em seu computador.
  • Use Firewall.
  • Não acesse páginas da Surface Web ao mesmo tempo e no mesmo navegador enquanto acessa a Deep Web. Utilize outra navegador para Surface Web.
  • Limpe os cookies e arquivos temporários da internet diariamente.
  • Recomendamos a leitura deste documento.

Texto retirado da DeepWeb e adaptado pela equipe AnonymousBr4sil para a SurfaceWeb.