Tutorial como fazer dual boot com Ubuntu 13.04 e Windows 8

Tutorial como fazer dual boot com Ubuntu 13.04 e Windows 8Antes de iniciar este novo tutorial gostaria de agradecer o Erivelton Cézar que após me procurar para auxilia-lo a resolver esse problema em sua máquina e por não achar nenhum tuto na internet ele escreveu e resolveu enviar para publicação de nossos estimados leitores.

Primeiro se você tem o Windows 8 instalado na sua máquina você precisa criar uma partição para o ubuntu no próprio gerenciador de disco do Windows dar para fazer a criação da partição. Com a partição criada termos que entra na Bios do seu computador e desativar uma opção que faz uma grande diferencia. Termos que desativar a UEFI ou mais conhecida Security Boot esse mecanismo é usado para evitar o Dual Boot.

Pronto agora podermos fazer a nossa instalação, no meu notebook Asus K45VM deu um probleminha que acho que está dando em muitas maquinas, na hora que você vai instalar o Ubuntu ele não está reconhecendo a partição que você criou, no meu caso eu tenho um HD de um tera e ele está particionado da seguinte maneira 367 MB reservado para o sistema Windows, 203 GB reservado para Windows 8, 772 GB reservado para o meu backup e 24 GB eu deixei para o Ubuntu.

Quando eu vou instalar nas opções de instalação do Ubuntu não aparece as minhas partições só aparece o HD completo como se não houvesse nenhum sistema instalado, eu comecei a procurar em vários locais e fóruns sobre esse assunto mais não encontre muita coisa, mas ai que está demorei quase uma semana procurando sobre esse problema e descobri porque o meu Ubuntu não estava enxergando as minhas partições, eu tinha que instalar o GRUB muitos devem está se perguntando que nome é esse, GRUB é o primeiro programa de software que é executado quando um computador é iniciado, ele também é responsável por carregar e transferir controle para o sistema operacional.

Para revolvermos esse problema termos que dar o boot pelo cd do Ubuntu 13.04 na hora que aparece a opção de usar sem instalar ou instalar marque a usar sem instalar. Assim você vai para a página inicial do Ubuntu, depois abra o terminal e executi esses seguintes comando para instalação do GRUB.

Primeiro passo, inicialize pelo Live CD do Ubuntu 13.04. Observe que se esqueceu ou não sabe qual a partição do seu Ubuntu, entre no Terminal (Aplicativos > Acessórios > Terminal) e digite :

#sudo fdisk -l

Tutorial como fazer dual boot com Ubuntu 13.04 e Windows 8

 

Monte a partição : (Troque sda pela partição do seu Ubuntu)

#sudo mount /dev/sda2 /mnt

termos essas duas maneiras de instalarmos a GRUB

 

1° Método de Reinstalação do GRUB 2:

#sudo grub-install –root-directory=/mnt /dev/sda

Reinicie o computador.

 

2° Método de Reinstalação do GRUB 2:

#sudo grub-install –root-directory=/media/sda2 /dev/sda

Reinicie o computador.

Importante que no momento que reiniciar a máquina, o boot pelo CD tende instalar o Linux novamente caso dê algum problema na hora que você reiniciar o computador depois que você tiver instalado o Ubuntu e não querer entrar em nenhum sistema operacional, você pode ir na opção Ubuntu avançado => Ubuntu com Linux (modo de recuperação) que o seu dual boot ira funcionar corretamente.