Como dizer não ao seu chefe

Como dizer não ao seu chefe O profissional que mostra serviço geralmente é valorizado no mercado de trabalho, mas exagerar na dose pode colocar tudo a perder. Essa situação acontece muitas vezes com os estagiários que querem entregar resultados e fazer de tudo para mostrar comprometimento. Embora a intenção seja boa, nem sempre conta pontos a favor. “Os chefes gostam de funcionários com disposição, porém querer fazer tudo pode ser visto como ansiedade e inquietação”, afirma Fernanda Monteiro, consultora da Cia de Talentos.

Com medo de queimar o filme, a maioria teme dizer “NÃO” ao receber uma nova tarefa. E eis que surge um grande desafio: “Como dizer que não posso realizar a atividade sem parecer descomprometido?”. A seguir, confira as dicas de Fernanda Monteiro, consultora da Cia de Talentos para não prejudicar sua imagem na empresa.

Um “não” bem justificado – Para não parecer folgado, o profissional deve responder mais do que um simples “não”. Ele deve explicar por que não consegue fazer o trabalho. “É importante sempre acrescentar uma justificativa. Ele pode dizer, por exemplo, que está priorizando trabalhos com prazos urgentes”, diz ela.

Prazos negociados – Conversar com a pessoa que pediu o trabalho é uma boa sugestão para entender a necessidade do que está sendo solicitado. “Se você não pode realizar a tarefa naquele momento, tente negociar um prazo para entregá-la depois”, diz a consultora.

Não sei como fazer – Para quem não tem os conhecimentos necessários para realizar a tarefa, a sugestão é conversar com os líderes. “É papel do gestor orientar, explicar quais são as funções do profissional e ajudá-lo a se desenvolver. O chefe não ficará bravo se você não souber algo, mas sim, se não quiser aprender como se fazer.”

Sinal de alerta – Os profissionais que não sabem falar “NÂO” ao chefe tendem a ficar sobrecarregados no trabalho, o que pode prejudicar o desempenho, a motivação e até mesmo desencadear problemas de saúde. “Nenhum profissional aguenta ficar por muito tempo com tarefas acumuladas, e ele só percebe isso depois dos primeiros sintomas de desgaste”, diz ela.

Fonte: ClickCarreira