10 coisas que tornam um bom gerente de projetos ótimo

10 coisas que tornam um bom gerente de projetos ótimoQuando se trata de ser um líder, é preciso um conjunto especial de habilidades para cuidar e gerenciar um grupo de pessoas. Os líderes precisam obter o melhor de sua equipe, não importa o quão difíceis ou diferentes eles sejam um do outro. O mesmo conceito se aplica ao gerenciamento de projetos.

Como gerentes de projeto, existem características que fazem bons gerentes de projeto ótimos. O Indicador de Status de Emprego (ESI) do Reino Unido conseguiu compilar uma lista de respostas de diferentes fontes para estabelecer uma lista aproximada dos atributos que fazem de um gerente de projeto, um grande gerente de projeto, e abaixo estão os top 10.

1. Ótimos Gerentes de Projeto inspiram uma visão compartilhada da equipe

Embora possa ser sentido comum para a maioria, para um projeto funcionar, todo mundo precisa ter a mesma visão de para onde exatamente o projeto está indo. Grandes Gerentes de Projetos ajudam todos os membros da equipe a sentirem que têm participação igual em um projeto, e capacitam a todos para compartilhar e experimentar a visão do grupo. Warren Bennis, o pioneiro dos estudos de liderança, falou sobre este tipo de líder visionário: “Eles oferecem às pessoas, oportunidades para criarem a sua própria visão, para explorarem o que a visão vai significar para os seus empregos e vidas, e imaginarem seus futuros como parte da visão para a organização.” Embora isso possa parecer excessivo para projetos menores, a base se aplica: quando os membros da equipe compartilham uma visão similar, eles se sentem donos do processo e oferecem o que tem de melhor.

2. Ótimos Gerentes de Projeto têm grande capacidade de comunicação

Como gerente de projeto, a comunicação com os diferentes tipos de partes interessadas (stakeholders) pode ser às vezes complicada. Quando se trata da comunicação entre clientes, membros da equipe e a liderança corporativa, os fluxos podem tornar-se francamente difíceis. Gerentes de projetos precisam comunicar claramente as metas, desempenho e expectativas, e eles precisam gerenciar feedbacks que lhes chegam de todas as direções. Ser acessível, aberto e direto é fundamental para ser um bom comunicador. Além disso, ter a capacidade de convencer os membros da equipe a fazerem determinadas tarefas de um jeito um pouco diferente, ou trabalhar horas extras quando necessário, é igualmente importante. No todo, a eficácia geral de um gerente de projeto é muitas vezes realizada pela capacidade de se comunicar de forma eficaz.

3. Ótimos Gerentes de Projeto têm integridade

As ações de um gerente de projeto definem o modus operandi para a equipe. A boa liderança requer compromisso e adesão a práticas éticas. Sim, os projetos devem ser rentáveis e, sim, há muitas maneiras de garantir que os gerentes de projeto levem seus interesses corporativos em conta ao servirem o cliente. No entanto, os grandes gerentes de projeto respeitam as normas éticas e recompensam os membros da equipe que seguem o exemplo. Gerenciamento de projetos não deve ser motivado por interesse próprio… o interesse de sucesso do projeto é o que mais importa.

4. Ótimos Gerentes de Projetos são entusiasmados

Líderes negativos podem ser uma armadilha real para o sucesso de um projeto e para a eficácia global de uma equipe. Grandes Gerentes de projetos adotam uma atitude de realização, que define o ritmo de toda a sua equipe. Ter boa energia (sem ser chato) é fundamental para um exemplo positivo de comportamento para a equipe. Gerentes de projeto que estão positivamente comprometidos com os objetivos – mesmo quando as coisas dão errado – ajudam a inspirar outras pessoas para não se tornarem negativas quando o projeto atinge um atraso ou obstáculo.

5. Ótimos Gerentes de Projeto mostram empatia, não simpatia

Empatia e simpatia são duas coisas diferentes. Simpatia é geralmente projetada, enquanto a empatia significa entender verdadeiramente como a outra pessoa se sente, especialmente quando se trata de coisas que envolvem uma vida fora do trabalho. Às vezes, a empatia precisa ser mostrada para os membros da equipe que estão lutando para lidar com dificuldades por causa de quaisquer influências externas que possam estar afetando seus trabalhos. Como tal, um gerente de projeto forte criará uma empatia com as questões dos membros da equipe. Isso garante que os membros da equipe possam permanecer produtivos no projeto, sem agravar os problemas pessoais pelos quais possam estar passando.

6. Ótimos Gerentes de Projeto são vistos como competentes na matéria objeto do projeto

Os membros da equipe precisam sentir que seu gerente de projeto tem algum grau de especialização no tema do projeto. Como tal, os líderes do projeto devem ter a habilidade para liderar sua equipe com experiência técnica se o projeto assim o exigir. Isso não significa, necessariamente, que um gerente de projeto em um projeto de desenvolvimento de software precise ter a capacidade de abrir o Visual Studio e começar a codificar em C-Sharp, mas significa que o gerente do projeto compreende as implicações de diferentes desafios e oportunidades técnicas. Líderes que são vistos como competentes por seus pares têm a capacidade de inspirar e incentivar.

7. Ótimos Gerentes de Projeto são bons em delegar tarefas

Confiança é uma grande parte do gerenciamento eficaz de projetos, e o quanto gerentes de projeto confiam em sua equipe muitas vezes é mostrado através de quanta responsabilidade eles estão dispostos a delegar. Grandes Gerentes de projeto compreendem o grau de supervisão que cada membro da equipe requer para um determinado conjunto de tarefas. Atribuir as tarefas certas para as pessoas certas e confiar nelas para alavancar o melhor de suas habilidades é uma característica fundamental de um grande gerente de projeto. Atribuir a quantidade certa de tarefas para que os membros da equipe não fiquem sobrecarregados é igualmente importante.

8. Ótimos Gerentes de Projeto permanecem calmos sob pressão

Em um mundo perfeito, todo projeto seria concluído no prazo, no orçamento e no escopo definidos inicialmente. Infelizmente, nós não vivemos em um mundo perfeito. Quando as coisas ficam difíceis, os ótimos gerentes de projeto partem para manter as coisas calmas. Warrant Bennis (mencionado anteriormente), declarou: “A partir da incerteza e do caos da mudança, os líderes se levantam e articulam uma nova imagem do futuro que puxa o projeto em conjunto.”Em suma, quanto mais os gestores do projeto visivelmente se “estressam”, mais a equipe e o cliente também se estressarão. Grandes Gerentes de projetos permanecem calmos sob pressão.

9. Ótimos Gerentes de Projeto promovem a formação da equipe

Para uma equipe evoluir de um grupo de estranhos para uma unidade bem azeitada, um gerente de projeto deve compreender a dinâmica do processo. Ele ou ela deve passar por cada fase de desenvolvimento da equipe – mesmo quando surjam conflitos – e direcionar o time para colocar as diferenças de lado e se concentrar no objetivo comum. Vamos encarar: a maioria das pessoas da sua equipe não escolheu trabalhar junta, e, provavelmente, não passaria voluntariamente um tempo um com o outro fora do trabalho. Grandes Gerentes de projetos fomentam um senso de unidade na equipe, através de dinâmicas pessoais.

10. Ótimos Gerentes de Projeto sabem como resolver problemas

Grandes Gerentes de projeto resolvem problemas, compartilhando a responsabilidade com os especialistas em sua equipe. Semelhantemente ao item 6 acima com relação à competência, mesmo um grande gerente de projeto não terá a solução para cada problema que surge. No entanto, grandes gerentes de projeto vão entender como definir um caminho para a solução. Isto significa alavancar o conhecimento dos membros da equipe e participantes que têm o conhecimento especializado para ajudar, e definir um plano para resolver problemas difíceis, aproveitando a experiência da equipe.

Autor: Christopher Scordo (PMP, ITIL) é um escritor e Diretor Gerente da SSI Logic.