XenServer 6.2 agora é totalmente open source!

 XenServer 6.2 agora é totalmente open source! Mais uma empresa se rendeu ao OpenSource, a Citrix, a comunidade de código aberto deveria estar em festa, a empresa anunciou algumas novidades para o Citrix XenServer. Hoje atravessamos outro marco importante como XenServer se move para um full open source modelo começa com o novo XenServer 6.2. Vamos direto ao ponto, aqui estão os destaques que eu vou entrar em mais detalhes em:

  • XenServer 6.2 está disponível como uma plataforma de virtualização open source gratuito para todos os usuários
  • Citrix também está introduzindo uma nova XenServer.org portal da comunidade
  • Citrix oferece uma versão paga do XenServer, que inclui suporte e manutenção
  • New CPU tomada de licenciamento
  • Nova embalagem simplificada e preços

XenServer agora é Open Source

A grande notícia do dia, é o movimento de código aberto XenServer como parte do compromisso e estratégia da Citrix no sentido de permitir a melhor plataforma para fornecer aos usuários um caminho para a nuvem. Aproveitando a experiência da Citrix como líder em virtualização de desktop e como a plataforma de virtualização dominante na nuvem pública, a Citrix está focada em garantir a solução perfeita para os clientes a migrar suas cargas de trabalho mais importantes para um ambiente de nuvem. A primeira parte dessa estratégia já ocorreu em abril, quando Xen foi transferida de Xen.org à Linux Foundation e se tornou o Xen Projeto TM. Você pode ler mais a mudança para o Linux Foundation e da história do Xen em James Bulpin Xen e open-source do blog.

Mas por que o Citrix XenServer open source? Para começar, a maior parte XenServer já era open source, aproveitando os pacotes do Xen Project, Linux kernel eo Cloud Platform (XCP) iniciativa. Acreditamos que o código aberto desempenha um papel estratégico no futuro da virtualização e tecnologia de nuvem e que única fonte aberto oferece as oportunidades de colaboração, inovação aberta e as economias de escala que esses mercados de demanda. Por aberta XenServer sourcing, clientes, parceiros e desenvolvedores ganham visibilidade pública total no contínuo desenvolvimento e futuro do XenServer e podem se envolver diretamente com a gente para contribuir nova funcionalidade XenServer, construir integrações mais profundas e orientar a direção arquitetônica da plataforma. Em resumo, uma estratégia de código aberto foi escolhido porque:

  • Open source está no DNA do Xen e XenSource
  • Software de código aberto leva o software proprietário em infraestrutura em nuvem
  • Open source permite o desenvolvimento colaborativo e impulsiona confiança do público.
  • Comunidades de código aberto capacitar os usuários e ampliar o alcance do mercado.

Se XenServer é open source, o que significa Citrix oferece?

Com a mudança para open source, Citrix XenServer já está disponível gratuitamente para todos no novo XenServer.org comunidade. O Citrix está oferecendo é a distribuição comercial suportada do XenServer para clientes que executam o XenServer em um ambiente que garante a \\\”apólice de seguro\\\” de um produto comercial suportado. Você pode pensar nisso como o Red Hat Enterprise Linux vs Linux. No característica e nível de funcionalidade, a única diferença será que usuários gratuitos Citrix XenServer não será capaz de usar XenCenter para a instalação automática de atualizações de segurança, atualizações e versões de manutenção. Livre Citrix XenServer não inclui XenCenter para gerenciamento de servidores, mas não gerenciamento de patches. Ao comprar Citrix XenServer você obtém:

Citrix Premier suporte 24 × 7 em todo o mundo

  • Comercialmente embalados e certificados do produto
  • Patching simplificado e atualização via XenCenter
  • Indenização e proteção de licença
  • Citrix Conhecimento & My Portal Conta

Apresentando a Comunidade Novo XenSever.org

Em cima de todos os anúncios de produtos, também estamos animado para apresentar o novo XenServer.org portal da comunidade para fornecer acesso de código fonte, bem como promover a inovação ea discussão em torno da virtualização de servidor e em nuvem. Para saber mais sobre a comunidade, o que ela significa para você e como participar vá verificar XenServer.org . Mas quem melhor para falar sobre a comunidade de Lars Kurth, o Diretor Comunidade de XenServer.org para a história completa dar uma olhada em seu blog no XenServer.org.

XenServer 6.2 agora é totalmente open source!

Começando com o XenServer 6.2, as mudanças do modelo de licenciamento por servidor para o licenciamento por soquete. A mudança está diretamente alinhada com a otimização de nuvem e estratégia de produto habilitação. Para começar, o licenciamento de soquete está alinhado com a maioria orquestração de nuvem e soluções de gerenciamento de nuvem como Citrix CloudPlatform e Apache CloudStack, além de ser também o padrão em todas as outras ofertas de virtualização no mercado. Licenciamento tomada fará com que seja mais fácil prever os custos de licenciamento, utilizando uma única maçã com maçãs métricas. Além disso, o licenciamento tomada irá beneficiar os clientes menores usando servidores de soquete único.

XenServer 6.2 agora é totalmente open source!

Para os clientes existentes a atualização para Citrix XenServer 6.2, é ganha-ganha porque pode converter suas licenças de servidor de licenças soquete sem nenhum custo. Cada licença de servidor individual será convertido em duas licenças soquete usando uma ferramenta de conversão de autogestão disponível em citrix.com / myaccount. A ferramenta de conversão de licença estará disponível a partir 18 julho de 2013.

Nova embalagem simplificada e Preço

Outra melhoria para o XenServer é a simplificação da embalagem XenServer global e os preços. XenServer 6.2 está agora disponível como única edição que inclui manutenção de software, eliminando a anterior edições Platinum avançada, Enterprise e. Mais uma vez, um produto plano, suporte e modelo de manutenção traz compatibilidade com outras soluções comerciais de código aberto. Ele fornece aos clientes uma maneira de definir o valor que eles vêem no produto e fazer uma simples determinação de que o produto se adequa a minha necessidade e eu preciso de apoio. O custo se alinha com o preço anterior do XenServer Enterprise licença com a ressalva de que XenServer 6.2 agora inclui manutenção de software (Suporte Premier e Subscription Advantage) a esse preço. Estamos também a introdução de preços anual, dando aos clientes mais flexibilidade com o seu orçamento e as decisões de compra.

  • Anual – US $ 500 por socket (Licença e Manutenção de Software: SA e suporte)
  • Perpetual – $ 1250 por socket (Licença e Manutenção de Software: SA e suporte)

Fonte: Blog Oficial Citrix