Proxmox, uma alternativa livre aos grandes virtualizadores proprietários

Proxmox, uma alternativa livre aos grandes virtualizadores proprietáriosSerá realizada hoje 04/07/2013 às 19:00 na PUC-RS durante o Fórum Internacional de Software Livre (FISL) em sua déciam quarta edição. O palestrante Alcyon Junior é contribuidor oficial do Proxmox Virtual Environment que é um software livre de virtualização, especificamente um hypervisor para máquinas virtuais. É desenvolvido e mantido pela Proxmox Server Solutions GmbH com o apoio financeiro da Fundação Internet Foundation Áustria (IPA). Apresentar os recursos, como Backup, cluster, gerenciamento de recursos entre outros, que são totalmente compatíveis aos grandes virtualizadores proprietários como por exemplo o VMWARE.

A palestra será sobre MOX, uma alternativa livre aos grandes virtualizadores proprietários. O software é uma solução de virtualização \\\\\\\”bare metal\\\\\\\”. O \\\\\\\”bare metal\\\\\\\” prazo (tira de metal) significa que você começa a partir de um servidor vazio e, portanto, não há necessidade de instalar um sistema operacional anterior. O software inclui: sistema operacional completo ( Debian Lenny 64 bits) O particionamento do disco rígido com LVM 2 Kernel Proxmox transportadora VE OpenVZ (contentores) e KVM (virtualização completa) Ferramentas de backup e recuperação Interface de administração e monitoramento via Web Clustering funções que permitem essa migração de máquinas virtuais de um servidor físico para outro (desde que você usar um armazenamento compartilhado, SAN ou DRBD, se a migração provoca uma breve interrupção durante a reinicialização em outro nó cluster).

Note que a instalação do software do CD requer o apagamento completo de dados do servidor. No entanto, desde Proxmox VE baseado em uma distribuição Lenny, é perfeitamente possível instalar a partir de pacotes em uma máquina existente, sem perda de dados. Para servidores de produção, servidores com alta qualidade são necessários. Tenha em mente que se você estiver executando 10 servidores virtuais em uma máquina, você perde 10 serviços em caso de falha de hardware. Proxmox VE suporta clustering , o que significa que várias instalações do Proxmox VE pode ser centralizada e controlada através do Cluster incluídos na interface administrativa do software. Proxmox VE utiliza o armazenamento local (DAS), então não há necessidade de equipamentos SAN caro. Desde o V1.5, é agora possível usar iSCSI discos para armazenar as máquinas virtuais.

O vídeo será disponibilizado após o final da palestra na seção de Palestras do http://portaltic.com .