Alerta: Fim da linha para o Windows XP

Falta pouco tempo para a Microsoft encerrar o suporte oficial ao Windows Alerta: Fim da linha para o Windows XPXP -o que acontecerá em 8 de abril. E, por incrível que pareça, quase 20% dos usuários no mundo ainda utilizam o sistema operacional lançado em outubro de 2001 -há cerca de 13 anos!

Em post hoje no Securelist, o especialista da Karspesky Dmitry Bestuzhev alerta para o risco de continuar usando a plataforma defasada.

 Alerta: Fim da linha para o Windows XP

 

Ele explica que, com o fim do suporte, a Microsoft não vai mais trabalhar em atualizações/correções para as vulnerabilidades que forem descobertas após a primeira semana de abril. “Essas vulnerabilidades, sem dúvida, podem ser utilizadas por atacantes para a criação de exploits para comprometer máquinas”, escreve. Em outras palavras, qualquer falha do XP encontrada após 8 de abril de 2014 será usada pelos cibercriminosos e não terá um patch oficial.

Além disso, prossegue, quando acabar o suporte da Microsoft, outros fornecedores de software também devem fazê-lo, aumentando ainda mais os risco. “Na realidade, é uma reação em cadeia que não pode ser reparada a menos que os usuários migrem para uma versão mais recente do Windows”, diz o especialista.

“É um alerta vermelho para os usuários do Windows XP”, afirma. Por fim, ele recomenda: a melhor opção é a atualização para um Windows que rode na arquitetura de 64 bits.

Fonte: Karspesky