Os desenvolvedores Java foram os mais procurados pelos recrutadores em 2013 e, não por acaso, são os mais bem pagos no mercado. É a conclusão de um editorial do site JAXenter, publicado em janeiro, a partir de alguns levantamentos nos EUA realizados sobre o tema.

O editorial tomou como base os números compilados por Lauren Orsini, do site de notícias de tecnologia ReadWrite. Na compilação, feita a partir de um conjunto de 14.000 consultas por profissionais no site Careers 2.0 realizadas no ano passado, foi apurado que 22,26% eram com a palavra-chave Java – quase o dobro do segundo colocado, PHP. O Android, outra tecnologia baseada em Java, ficou em quarto com 9,94% acima de JavaScript e Python respectivamente com 9,23% e 8,30%.

Os 10 mais procurados conhecimentos em programação de 2013

Os 10 mais procurados conhecimentos em programação de 2013.

Figura: Os 10 mais procurados conhecimentos em programação de 2013.

Fonte: readwrite.com

Entretanto, tal fato não era nenhuma novidade. Ainda em janeiro de 2013, o mesmo JAXenter publicou o resultado de um questionário apontando a tecnologia Java/J2EE como o conhecimento mais desejado pelos gerente e recrutadores. Contudo, o que surpreende é o fato do Java não ser a linguagem mais popular entre os desenvolvedores, apesar de ser uma das três tecnologias que mais bem pagam os profissionais.

Um levantamento feito por Ben Podgursky, engenheiro de software da LiveRamp, calculou a renda média por desenvolvedor de cada linguagem dos 100.000 projetos mais populares no GitHub e concluiu que o Java é terceira linguagem mais rentável acima de linguagens como C, Perl e Ruby. Tal resultado contrasta com o atual índice TIOBE, que mede a popularidade das linguagens de programação, e traz o Java em segundo lugar, atrás da campeã de popularidade C.

Receita média por programador de cada linguagem.

Receita média por programador de cada linguagem

Figura: Receita média por programador de cada linguagem.

Fonte: JAXenter.com (adaptado de bpodgursky.com)

Will Cole, gerente de produto do Careers 2.0 do Stack Overflow, sentencia:

`Ame ou odeie, muita gente conhece Java e muitas empresas querem estes desenvolvedores.`

Por fim, o editorial destaca o domínio das linguagens estabelecidas há mais tempo no mercado e a ausência de qualquer nova tecnologia da moda nas listas de habilidades mais procuradas como parte da tendência de estabilidade no setor em 2013. Como evidência desta tendência, tem-se a entrega do prêmio de linguagem do ano do índice TIOBE ao Transact-SQL, uma linguagem de extensão para SQL proprietária da Microsoft e Sybase.

Fonte: INFOQ