Falso app de segurança fica 1 semana entre mais baixados do Android

Falso app de segurança fica 1 semana entre mais baixados do AndroidPor cerca de uma semana, um aplicativo falso que prometia combater ameaças como ele próprio ficou entre os melhores da Google Play, enganando sabe-se lá quantos usuários do Android.

Quem denunciou a fraude foi o Android Police, que destacou as conquistas do app: o Virus Shield conquistou 4,7 estrelas na avaliação (o máximo são 5) e foi baixado mais de 10 mil vezes. Ele alcançou a liderança entre os apps pagos da Google Play e o terceiro lugar no ranking geral da loja.

Por US$ 3,99, ele prometia prevenção contra a instalação de aplicações perigosas, verificação de apps, configurações, arquivos e mídia em tempo real, proteção às informações pessoais. Tudo ao apertar de um botão, com pouco impacto de bateria e nenhuma propaganda. O problema é que a única coisa que o aplicativo fazia era mudar seu ícone entre desativado e ativado. Só.

Algumas pessoas foram ao Google+ reclamar sobre o app, que não tinha site de desenvolvedor e o único e-mail de contato, Jesse_Carter@live.com, revela pouquíssimo sobre quem está por trás dele.

Na noite de ontem o Virus Shield foi tirado da loja, mas é sempre bom ficar atento antes de baixar alguma coisa na Google Play, porque a natureza aberta da loja permite esse tipo de golpe. O Android Police disse que os reviews positivos que o app recebeu eram falsos, então fica o alerta: todo download (principalmente relacionado a segurança) precisa ser feito com cautela.

Fonte: Olhar Digital