Deep Web: O que é isso?

 Deep Web: O que é isso?Essa foi a dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília, como requisito parcial para qualificação na obtenção do titulo de Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação. Orientador: Professor Dr. Rosalvo Ermes Streit

Neste estudo, o objetivo principal foi avaliar a Política de Defesa Cibernética do Brasil (PCD), para verificar a sua aderência com as políticas de outros países, com vistas a enriquecer a discussão das ações futuras de defesa do espaço cibernético brasileiro. Foi possível observar que a revisão de literatura e o referencial teórico confirmam o destaque do tema no cenário mundial. Devido aos diversos casos relatados de problema de segurança cibernética nos meios de comunicação, esse termo é, atualmente, muito discutido pelas nações e estudiosos devido aos escândalos de espionagem de informações.

As discussões são direcionadas sobre a forma de atuação e a forma de prevenção que devem ser realizadas. Apesar de alguns problemas existentes com a taxinomia do assunto, a ideia de proteção dos ativos informacionais são abordados de maneira geral com o mesmo direcionamento. Isso foi verificado pela ausência de diretrizes conflitantes nas políticas analisadas. Uma abordagem em todas as políticas analisadas foi a priorização da proteção das informações, sabendo que a importância é igual para todas e que os três principais objetivos que precisam ser alcançados são confidencialidade, integridade e disponibilidade, que são os pilares da segurança da informação.

RESUMO

Observa-se que há um aumento dos crimes cibernéticos e a busca por ativos do governo ou de empresas privadas, com segurança falha, que suportam os serviços de infraestrutura critica. O presente trabalho aborda o tema da segurança cibernética, sua importância no painel mundial. O ciberespaço comporta várias informações e servicos com infraestruturas criticas que devem ter uma atenção especial pelos atores envolvidos. Nesse contexto, as políticas de segurança cibernética são fundamentais, pois estabelecem o marco regulamentar a partir do qual acões serão estabelecidas e monitoradas, papeis e responsabilidades são definidos. Este estudo avalia a Política de Defesa Cibernética do Brasil (PCD) objetivando contribuir para com o enriquecimento das discussões em torno desse tema. Para isso, as políticas de segurança cibernética de outros países são analisadas e as suas diretrizes confrontadas com a PCD. A pertinência dos resultados é verificada junto a um especialista da área. O trabalho também apresenta aspectos na PCD que merecem atenção. Palavras-chave: Modelo de Seguranca Cibernética. Estratégia nacional de defesa. Politica Cibernética de Defesa.

Link para download