Inteligência Cibernética

Inteligência Cibernética

29 de janeiro de 2015 Blog Notícias 0
Inteligência Cibernética

Sharing is caring ... Help us!

Inteligência Cibernética

Provavelmente, você já ouviu falar em “Inteligência Cibernética“, termo que está em evidência no mundo digital há, pelo menos, alguns anos. Primeiro, é necessário contextualizar em qual lugar a “Inteligência Cibernética” se encaixa nas organizações. Inteligência dirige operações. Esse é um mantra conhecido do militarismo, especialmente norte-americano, em que a maioria das ações (ofensivas e defensivas), quiçá todas, são precedidas de um planejamento de inteligência sobre o alvo, o ecossistema e afins.

Da mesma forma, o termo “inteligência” já é bastante conhecido pelas corporações, inclusive no Brasil, em que a inteligência competitiva é estudada e praticada. É importante destacar a relevância de desvencilhar a “Inteligência Cibernética” da tradicional “Segurança da Informação”.

A segurança da informação é a área responsável pela proteção dos ativos: informações de clientes, propostas comerciais, contratos, bancos de dados, propriedade intelectual, relatórios financeiros, entre outros.Além disso, é a área que desenha, implementa e suporta estratégias e mecanismos para essa defesa.

Toda a ação é desenvolvida dentro da rede de dispositivos de processamento de dados das corporações, seja fixa, apenas dentro do espaço físico da empresa – pensamento ultrapassado – ou dinâmica, como o armazenamento na Nuvem e nos dispositivos pessoais dos colaboradores, uma tendência conhecida como “BYOD” (sigla em inglês, Bring Your Own Device).

Já a inteligência cibernética monitora e analisa as ameaças que surgem do espaço cibernético e podem causar danos à instituição. Ou seja, o foco está direcionado para fora do perímetro da empresa, os esforços estão concentrados em captar e compreender possíveis ameaças externas ligadas diretamente ou indiretamente aos negócios. Em termos gerais, a inteligência cibernética busca a prevenção, antevendo fraudes e vulnerabilidades que fragilizem a instituição.

Fonte: CanalTech

Escreva aqui o que você está pensando sobre isso

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.