Novo malware para Android faz telefone parecer desligado enquanto te espiona

Novo malware para Android faz telefone parecer desligado enquanto te espiona

A AVG revelou a descoberta de um novo malware para Android que apesar de muito curioso, também é bastante perigoso. O chamado PowerOffHijack é capaz de burlar o processo de desligamento dos smartphones para captar dados e atividades dos usuários. Esse vírus já foi publicado por diversos meios de comunicações em outros países em meados de 2013, mas o AVG só divulgou a informação aqui no Brasil em Fev/2015.

Ele funciona assim: sempre que o usuário do Android pressiona o botão de desligar, ele assiste a toda a animação de desligamento normalmente e o aparelho fica com a tela apagada. Contudo, o smartphone permanece funcionando enquanto o malware capta todas as atividades do usuário, além de poder executar tarefas sem autorização, como fazer ligações e tirar fotos.

Segundo dados da empresa, o malware afeta o sistema de permissões root do Android. Assim, ele é capaz de manipular o funcionamento do sistema operacional e controla todas as atividades do smartphone.

Apesar da gravidade da descoberta, a AVG não divulgou muitos detalhes sobre o funcionamento do malware. Nenhuma explicação foi dada sobre como ele foi descoberto e nem como ele se introduz nos aparelhos, mas podemos deduzir que é através de aplicativos maliciosos instalados sem o uso da Play Store.

Segundo o Venture Beat, quando a empresa foi questionada sobre o problema, sua resposta foi bastante clara. “Se quiser ter certeza que seu celular está desligado, tire a bateria”, declarou.

Fonte: AVG