Atualização do Patch Tuesday causa loop de reboot no Windows 7 e Server 2008 R2

Atualização do Patch Tuesday causa loop de reboot no Windows 7 e Server 2008 R2

Diversos usuários relataram um sério problema com a atualização de março para o Patch Tuesday da Microsoft. Uma falha no pacote, em sua versão KB3033929, gerava um ciclo de boot infinito para os usuários do Windows 7 e Windows Server 2008 R2 que instalaram o update.

A nova versão fazia parte de um conjunto de 14 atualizações de segurança destinadas à melhorar o suporte para o código SHA-2 nos dois sistemas operacionais.

Segundo um usuário nos fóruns de suporte da Microsoft, o problema está relacionado à não-validação do patch, o que leva o sistema a tentar novamente no boot seguinte:

“Estou tendo problemas com a atualização do KB3033929 do último conjunto de updates do Patch Tuesday. Após a instalação, o PC reinicia, mas durante a configuração do patch no boot, ele falha e o Windows começa a reverter as configurações e reinicia. E assim começa tudo de novo algumas vezes até que ele eventualmente inicie o Windows.”

Até o momento, a Microsoft não se pronunciou sobre o problema e tampouco respondeu ao tópico.Outro usuário sugeriu que o GRUB boot loader estava atrapalhando a instalação do patch e, ao configurar o Windows temporariamente como o carregador de boot padrão na BIOS, o problema era resolvido.

Para aqueles que não obtiverem sucesso com essa solução, o mais indicado é ir até o Painel de Controle, clicar em Programas e Recursos, depois em Ver atualizações instaladas, procurar o pacote KB3033929, clicar com o botão direito e selecionar a opção Esconder esta atualização.

Fonte: UOL e Microsoft