Bring Your Own Cloud BYOC

Bring Your Own Cloud BYOC

O que é Traga sua própria Cloud (BYOC), ou do inglês Bring Your Own Cloud ?

Traga a sua própria nuvem (BYOC) é um conceito/tendência na qual os funcionários estão autorizados a utilizar os serviços de terceiros de nuvens públicas ou privadas para executar determinadas funções de trabalho. BYOC muitas vezes envolve a juntar empresarial e software de consumo – tanto na nuvem e no local – para começar o trabalho feito.

Explicando o BYOC melhor, em teoria, uma organização pode encorajar os serviços de nuvem disponíveis gratuitamente como uma alternativa para reduzir custos de capital e operacionais relacionados com os serviços de TI, tais como armazenamento em nuvem, colaboração e aplicativos básicos de produtividade.

Na prática, os funcionários são os que impulsionam a mudança como muitas vezes é simplesmente mais conveniente de usar contas pessoais existentes. A grande desvantagem é que uma organização tem pouco ou nenhum controle sobre os serviços BYOC, que são propriedade (ou pelo menos controlados) pelos funcionários e hospedados por um provedor de terceiros.

O que está levando a mudança é o modelo freemium de entrega. O que foi licenciado software é agora frequentemente disponível como um baixo custo ou aplicativo SaaS. Por exemplo, serviços de e-mail do Google fornecem uma unidade de armazenamento em nuvem como um nativo add-on que pode ser usado para armazenar, compartilhar e colaborar em documentos. Outro bom exemplo é empregados usando sua própria conta Dropbox pessoal para o trabalho. Isto é especialmente comum em grandes organizações que não têm o orçamento ou a equipe para acompanhar as mudanças em TI. O que antes era uma solução de armazenamento de nível empresarial está agora disponível gratuitamente ou a um custo nominal. funcionários com experiência em tecnologia poderia ter sido bloqueado de adicionar aplicativos na área de trabalho anteriormente pode agora fazer praticamente qualquer coisa através de um navegador.

Fazendo uma análise mais profunda vemos que isso traz um grande furo na Segurança da empresa já que o controle sobre os documentos que estão entrando e saindo da rede de computadores se torna complexa. Se cria uma necessidade que a empresa adquira/implemente um DLP, Data Loss Prevention, ou prevenção de perda de Dados. Software esse vendido pelos maiores players de mercado para evitar que um documento classificado saia da rede de computadores e chegue nas mãos de pessoas que não tenha acesso garantido por política. Enfim, estratégia arriscada, mas não deixa de ser uma tendência mundial.