titulo

titulo

Em matéria do Intercept foi revelado que um agente da inteligência teria vazado o catálogo de dispositivos de interceptação de dados, que incluem o Cellebrite, que teria gerado consternação a respeito dos direitos a privacidade e das garantias fundamentais. Nós poderíamos nos indagar qual destes aparelhos foi usado no recente escândalo de espionagem, que envolveu a atual Presidente do Brasil Dilma Rousseff?

O Intercept vazou online um catálogo secreto de aparelhos de interceptação de telefonia (espionagem), que uma fonte não identificada da comunidade de inteligência teria fornecido à publicação online, informa o site securityaffairs.co. A fonte anônima que forneceu o material declarou se preocupar com a crescente militarização das autoridades americanas.

Segundo a notícia: “Alguns dos aparelhos podem definir “uma lista alvo” de 10,000 identificadores de telefone. A maioria pode ser usada para localização geográfica de pessoas, mas o documento indica que alguns possuem capacidades mais avançadas, como escuta telefônica ou interceptação de mensagens SMS. Dois sistemas, aparentemente desenhados para uso em aparelhos apreendidos são descritos como possuindo a capacidade de extrair arquivos de mídia, catálogo de endereço, anotações, e recuperar as mensagens de texto deletadas”.

O catálogo inclui 53 dispositivos de interceptação de telefonia, nele incluso o Stingray I/II e o Boeing, que realiza monitoramento a partir de aeronaves. Há dispositivos que são pequenos os suficiente para caber em uma mochila, como o REBUS GROUND BASED GEO-LOCATION, que “fornece capacidade limitada de isolar alvos utilizando opção de firewall”.

O Documento também incluí muitos outros dispositivos de espionagem de telefonia que são menos populares do que o Stingray, e que poderiam ser usados por autoridades e agências de inteligência em vários cenários, nestes inclusos o uso de drones e de aeronaves. Um dos aparelhos é vendido pela NSA, enquanto que outro foi desenvolvido para ser usado pela CIA, informa o site.

Esses sistemas são um longo debate devido a eles permitir as autoridades a conduzir vigilância. Os dispositivos de interceptação de telefonia têm sido usados por autoridades locais e agências por todos os Estados Unidos a muito tempo.

fonte:

http://securityaffairs.co/wordpress/42861/intelligence/cellphone-spying-devices-catalog.html
https://theintercept.com/2015/12/17/a-secret-catalogue-of-government-gear-for-spying-on-your-cellphone/
https://theintercept.com/surveillance-catalogue/
http://securityaffairs.co/wordpress/30175/intelligence/cell-phone-data-spied-airplane.html
https://theintercept.com/surveillance-catalogue/rebus/
https://theintercept.com/document/2015/12/17/government-cellphone-surveillance-catalogue/
http://i2.wp.com/securityaffairs.co/wordpress/wp-content/uploads/2015/12/Stingray-cellphone-surveillance.png?w=675