titulo

tituloAs perdas representam oportunidades de lucros, se você utilizar os elementos ao seu favor. As campanhas de golpes e de crimes virtuais são o resultado da falta de treinamento, e até mesmo da falta de conhecimento, de um mundo em completa mudança. O vazamento dos planos secretos da OTAN Joint Warrior 161 demonstra a vulnerabilidade da falha humana.

Escolha a sua tragédia: Vírus, Trojan, Worm, DDoS, Buffer Overflow, Engenharia Social, XSS, Zero Day, Hackers, Vulnerabilidades, Vazamentos e agora, Ransomware. O que todos tem em comum? Pessoas. Por uma série de razões uma pessoa pode deixar de fazer o que deve ser feito, mesmo sabendo o que deve ser feito. Em um país assolado pela violência e pela corrupção, a importância do conhecimento de que a perda é consequência de um risco não prevenido é maior e mais importante ainda.

Segundo o site securityaffairs.co, os planos secretos da OTAN Joint Warrior 161 foram enviados por acidente a pescadores e ferroviários, cujo conteúdo continha códigos, cifras, coordenadas e frequências de rádio revelados. Os especialistas de segurança devem assumir que alguém deve estar tentando ganhar acesso a informação sensível. Não importa se a informação é segredo de segurança de um país/aliança militar, ou a propriedade intelectual associada com um novo produto chegando ao mercado, sempre alguém tentará obter a informação.

A notícia do site slashgear.com é mais absurda ainda: a negligência da segurança da informação, por falta de investimento e conscientização dos responsáveis. Um banco perdeu cerca de 80 milhões de dólares, em um roubo de hackers, porque a companhia na estava usando equipamentos atualizados, mas ao invés, switches de 10 dólares de segunda mão para manter tudo conectado.

Se a perda financeira em si já é de assombrar, o que se dirá da reputação de uma empresa hackeada, e ainda por cima, por negligência? Quem investirá nesse tipo de lugar? Falência é garantida. A competição se acentuou como mostra o site http://usdebtclock.org/world-debt-clock.html, que mostra em tempo real a dívida das nações. Com a recessão global de consumo, a conscientização dos riscos associados com a mais importante commodity de qualquer empresa, informação, são importantes demais para serem esquecidos, negligenciados ou omitidos.

fonte:

http://securityaffairs.co/wordpress/46492/security/nato-manual.html

http://www.heraldscotland.com/news/14432678.MoD_accidentally_releases_secret_Nato_military_manual

http://www.slashgear.com/bank-forgoes-a-firewall-has-80-million-stolen-by-hackers-22437498/

http://usdebtclock.org/world-debt-clock.html

http://i0.wp.com/securityaffairs.co/wordpress/wp-content/uploads/2015/09/NATO-microsoft.png