titulo

titulo

Cerca de 1.4 GB de dados contendo arquivos roubados do Banco Nacional do Qatar (QNB) foram vazados online ontem, por um hacker desconhecido através do site Cryptome. Os arquivos vazados contêm 15.460 arquivos e incluem detalhes como as contas do QNB, senhas, PINS, dados de pagamento de cartão, endereços, emails e outros dados de identificação pessoal.

Desde o surgimento da notícia, os dados foram analisados e confirmados por diversos jornalistas e empresas de segurança. Não há ainda nenhuma declaração oficial dos clientes afetados, mas os números são estimados na ordem das centenas de milhares.

Os dados em questão são mais do que o suficiente para criminosos cometerem fraudes financeiras em nome dos clientes afetados. Inicialmente, o QNB negou a violação dos dados, mas a companhia emitiu um pronunciamento hoje dizendo não comentar em especulação de rede social, mas eles prestaram atenção em particular à menção de não haver impacto financeiro nos clientes, como se estivessem admitindo o evento.

Além de informações dos clientes do banco, o arquivo ZIP de dados vazados contêm duas pastas particulares. Uma delas contêm documentos bancários internacionais, que incluem informação de inteligência. Essa pasta é chamada de SPY e contêm dados da Família Real do Qatar, do Ministro da Defesa do Qatar e de várias agências de inteligência do Qatar (Mukhabarat), do Reino Unido (MI6), da França e da Polônia.

Na mesma pasta, detalhes para repórteres da Al Jazeera também foram incluídos. Esses dados tipicamente incluem informações básicas de reconhecimento, como contas de redes sociais, endereços, informações de contato, e algumas vezes até mesmo imagens do alvo e de seus familiares. Os detalhes de 1,200 funcionários da Al Jazeera foram incluídos, e algumas entradas foram marcadas com a palavra SPY (espião).

fonte:

http://news.softpedia.com/news/qatar-national-bank-suffers-massive-data-breach-no-money-stolen-503449.shtml

http://i1-news.softpedia-static.com/images/fitted/620x/qatar-national-bank-suffers-massive-data-breach-no-money-stolen-503449-3.jpg