Hackers atuam como profissionais de segurança da informação

É importante ressaltar que em cada um dos tipos ou categorias de conteúdos, podem haver exceções, por exemplo, você pode bloquear o acesso às redes sociais deixando liberado o acesso somente ao LinkedIn, porque é usado pelo setor de recursos humanos para recrutamento, ou pode bloquear comunicadores instantâneos, mantendo o Skype liberado na sua equipe de vendas para atendimento aos clientes.

Novamente, a definição de uma política de acesso eficiente passa pelo bom senso e equilíbrio. Podendo haver serviços liberados em alguns horários de descanso e intervalos e ao mesmo tempo permitindo aos colaboradores acesso a alguns conteúdos do seu interesse até mesmo pessoal. Afinal, é importante haver momentos de descanso durante o trabalho, para que os colaboradores possam relaxar e com isso retomar suas atividades com mais concentração e foco.

Para implementar o controle de acesso à internet na sua empresa, existem diferentes alternativas, como soluções tradicionais de firewall/proxy Linux fornecidas por empresas especializadas, que demandam maior investimento com servidores, mão de obra especializada e manutenção constante, outras opções são Dell Sonic WallFortinet FortGate e semelhantes, ou então soluções mais modernas, que utilizam recursos em nuvem, são mais acessíveis e de fácil implementação e gerenciamento. Esse tipo de serviço é principalmente recomendado para empresas de até médio porte, boas opções são OpenDNS ou Lumiun.

Na escolha da melhor opção para para gerenciar o acesso a internet é importante definir bem as necessidades da sua empresa e comparar os custos, características e benefícios de cada uma das soluções existentes.