Falta pouco para a Campus Day Brasília

Brasília vai receber um dos maiores encontros de tecnologia e inovação do mundo, a Campus Party. Mas não vai ser preciso esperar até julho de 2017 para vivenciar um pouco dessa experiência. No dia 5 de novembro, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães recebe a Campus Day Brasília, uma versão pocket do evento. As vagas já estão esgotadas, mas é possível se inscrever em uma lista de espera no site oficial.

A intensa programação dura oito horas e traz tanto atividades práticas quanto numerosas palestras com importantes nomes do universo tecnológico e áreas relacionadas. Um dos pontos altos do evento será a palestra com um dos grandes midas do entretenimento, Joseph Olin, criador do jogo Tomb Raider e de uma das principais heroínas do universo gamer – Lara Croft.

Além disso, o evento trará como atração um Hack Day, onde diferentes equipes vão tentar criar a melhor solução para o desafio proposto. Com patrocínio do Banco de Brasília (BRB), o tema desta edição é “como desenvolver a educação financeira de estudantes do ensino médio e fundamental, de forma lúdica, para quem se formem adultos economicamente e socialmente conscientes e capazes”. O time vencedor vai ganhar um prêmio de R$ 5 mil. O Hack Day, na verdade, vai ocorrer em dois encontros: primeiro, em um Bootcamp (oficina preparatória) no dia 27 de outubro; e depois, durante a própria Campus Day, os protótipos vão ser refinados e apresentados para a comissão avaliadora, que levará em conta os critérios de criatividade e interesse público.

Conferências

Quem frequentar a Campus Day ainda terá mais de 20 opções de palestras para assistir. Uma das mais aguardadas é com Joseph Olin, que vai falar sobre os desafios de ser um produtor de games bem sucedido.

Mas não é só o cenário internacional que será contemplado. Na programação, há vários profissionais que trabalham com jogos na realidade próxima. Os palestrantes Eduardo Freire e Gustavo Arcanjo, por exemplo, vão compartilhar a história deles na Fira Soft, uma das empresas de jogos mais antigas do Distrito Federal, com 5 anos.

A sustentabilidade do mercado tecnológico também vai ganhar enfoque, com a palestra “Lixo eletrônico que gera robótica, renda e cidadania”. Os participantes vão aprender como extrair componentes de lixo eletrônico para utilizá-los na reciclagem e construção de novos produtos. Quem ensina é Vilmar Simion, coordenador da ONG Programando o Futuro. Essa instituição de Brasília atua em projetos de inclusão digital, promovendo qualificação para o mercado de trabalho e geração de renda.

E uma experiência diferenciada vai ser a palestra muda do doutor em Comunicação Dado Schneider. Sem dizer uma palavra, ele promete dar um manual de sobrevivência para a geração Y em tempos de crise. Já o especialista em segurança da informação Edson Borelli vai revelar alguns segredos de como usar o Google e encontrar documentos confidenciais.

Outras palestras interessantes vão ser “Como a evolução tecnológica traz novas tendências de mobilidade”, com o gerente de Estratégia do Produto da Ford América do Sul, Luciano Driemeier; “O futuro do trabalho”, com Paco Ragageles, co-fundador da Campus Party, que vai falar sobre os efeitos da chegada dos robôs aos postos de trabalho dos humanos e “Imprimindo em 3D”, com Guilherme Garcia, sócio da Brasília Fab Lab, que faz parte de uma rede mundial de laboratórios de fabricação digital, com o objetivo de facilitar a prototipagem de diferentes projetos.

No Campus Fórum, o tema será “A revolução da educação” e pretende discutir “como a forma de ensinar e aprender têm ficado cada vez mais acessível, próxima e tecnológica, tanto para professores quanto para os alunos”. Os palestrantes serão Clayton Dick, engenheiro criador da plataforma Redação Nota 1000, para desenvolvimento da escrita de alunos a partir do 5º ano do Ensino Fundamental; Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party e Genésio Gomes, professor que criou o Células Empreendedoras, metodologia de ensino que visa estimular o empreendedorismo, atendendo demandas dos alunos e do mercado.

A Campus Day oferece muitas oportunidades para alimentar o espírito empreendedor e criativo. As palestras ainda vão abordar aplicação da robótica na educação, dicas para vender produtos online e de divulgação de negócios, habilidades do profissional do futuro, entre outros fascinantes assuntos. A programação completa está disponível no site: http://campuse.ro/events/Campus-Day-Brasilia

Serviço
Campus Day Brasília
Data: 5 de novembro
Horário: das 14h às 22h
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Mais informações: http://campuse.ro/events/Campus-Day-Brasilia

Save

Save