IBM, Global Cyber ​​Alliance e Packet Clearing House se associaram para lançar o serviço DNS público Quad9 gratuito (9.9.9.9). Ele que irá bloquear domínios associados a botnets, ataques de phishing e outros hosts maliciosos. O Quad9 funciona de forma semelhante a outro DNS público gratuito, mas não retorna a resolução de nomes de domínio que foi identificada como maliciosa.

Existem inúmeros serviços de DNS, todos com a mesma finalidade: traduzir um endereço (sebrae.com.br) para um IP (191.6.144.152). Mas o Quad9, mantido por IBM e Packet Clearing House, tem um recurso adicional: ele promete bloquear o acesso a domínios associados a botnets, ataques de phishing e servidores maliciosos em geral

Quad9

O Quad9 é um serviço de DNS como o OpenDNS e o Google Public DNS, mas está integrado a 19 listas de domínios maliciosos atualizadas constantemente. Quando um computador tenta requisitar um endereço que distribui malware, o IP não é resolvido e o acesso não é completado.

A IBM diz ao Ars Technica que o Quad9 se preocupa com privacidade e, quando armazena dados dos usuários, o faz anonimamente. Além disso, há uma “lista dourada” de domínios que nunca devem ser bloqueados, como os do Google, Amazon e Microsoft. Por fim, os servidores de DNS estão espalhados em 70 locais para garantir a disponibilidade do serviço, sendo que o número deve subir para 100 até o final do ano.

O IP do servidor de DNS do Quad9 é (Tan Tan Tan Tan) 9.9.9.9. Se for utilizá-lo para bloquear domínios maliciosos, configure-o como único servidor de DNS — ou seja, não preencha o DNS secundário.

Os testes mostram que o Quad9 tem uma resposta de latência mais longa do que o serviço DNS público do Google 8.8.8.8, mas os membros do projeto Quad9 disseram que ajudará a reduzir a latência ao armazenar em cache e adicionar nós. Phil Rettinger, da GCA, disse que o Quad9 se concentra na proteção de privacidade, não grava o endereço do pedido e salva apenas os dados de localização para rastrear pedidos relacionados a domínios maliciosos específicos.

Fontes: QUAD9 from IBM, Technoblog e TechNews