Quais são os 7 mecanismos de segurança da informação?

Quais são os 7 mecanismos de segurança da informação?

29 de maio de 2023 Blog 0

Sharing is caring ... Help us!

Na verdade, não existem especificamente “sete mecanismos” padrão de segurança da informação amplamente reconhecidos. No entanto, posso listar sete elementos ou princípios-chave que são frequentemente mencionados na proteção da informação. Esses elementos ajudam a compor uma abordagem abrangente para a segurança da informação. São eles:

  1. Confidencialidade: Garantir que as informações sejam acessíveis apenas a pessoas autorizadas e que não sejam divulgadas a indivíduos não autorizados.
  2. Integridade: Assegurar que as informações sejam precisas, completas e confiáveis, e que não sejam alteradas de forma não autorizada durante o armazenamento, processamento ou transmissão.
  3. Disponibilidade: Garantir que as informações estejam disponíveis quando necessárias, evitando interrupções ou indisponibilidade prolongada.
  4. Autenticidade: Verificar a identidade das partes envolvidas na comunicação ou no acesso às informações, garantindo que sejam autênticas e legítimas.
  5. Não repúdio: Impedir que uma parte negue posteriormente suas ações ou transações realizadas, garantindo a rastreabilidade e a comprovação das atividades.
  6. Privacidade: Proteger as informações pessoais e sensíveis, garantindo que sejam coletadas, armazenadas e processadas de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis.
  7. Conformidade: Cumprir as leis, regulamentos e políticas internas relacionadas à segurança da informação, bem como a outros requisitos específicos do setor ou da organização.

Esses elementos formam a base dos princípios de segurança da informação e servem como diretrizes para a implementação de medidas e controles adequados para proteger os dados e sistemas. É importante ressaltar que a segurança da informação é um campo em constante evolução e que pode haver variações nas terminologias ou abordagens utilizadas por diferentes fontes e organizações.

 

Escreva aqui o que você está pensando sobre isso

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.