Agência Japonesa Alerta para Aplicativo Android Pornô que Rouba Dados

Programa falso exibe fotos de modelos seminuas para usar como papel de parede no celular, ao mesmo tempo que rouba informações como localização e da conta do usuário.
Uma empresa de segurança japonesa divulgou um alerta público informando sobre um novo malware para Android que rouba dados pessoais dos usuários.
O falso aplicativo oferece imagens gratuitas de modelos seminuas para usar como wallpaper no celular. O “Porno Sexy Model Wallpaper” (Wallpaper de Modelo Pornô Sexy, em tradução) já foi baixado mais de 500 mil vezes.
O alerta foi emitido na sexta-feira (1/3) pela Agência de Promoção de Tecnologia da Informação (IPA), um órgão patrocinado pelo governo com sede em Tóquio.
“Atualmente não se pode dizer que ‘baixar aplicativos diretamente do Google Play é seguro”, disse a agência em comunicado. “Apesar de este aplicativo ter a função de exibir papeis de parede, pode-se dizer que ele é fraudulento e destinado a roubar dados como informações do telefone celular.”
A IPA recomenda que os usuários evitem a Google Play e, em vez disso, baixem aplicativos diretamente das lojas online mantidas por grandes operadoras do Japão, como o “d-Market” da NTT DoCoMo. A organização também diz que os usuários devem instalar softwares de segurança em seus dispositivos.
A Agência demonstrou como o aplicativo, disponível até recentemente na loja virtual, solicita aos usuários acesso às informações, incluindo localização e detalhes da conta do Google, ao mesmo tempo que exibe uma imagem de uma mulher sorrindo como ícone – para distrair.
A IPA disse que, mesmo que o aplicativo não seja tecnicamente um vírus ou Cavalo de Troia, ele envia detalhes do usuário para um servidor de terceiros sem nenhum benefício aparente para o usuário.
O aplicativo recebeu 4.5 pontos na classificação dentro do Google Play, e mais de 7 mil comentários. Ele foi enviado à loja virtual em julho de 2012.
Ao ser executado, o aplicativo exibe uma imagem em tela cheia de uma modelo bem bonita, enquanto envia as informações em segundo plano. Em alguns casos, os usuários precisam rolar a tela para baixo para ler as letrinhas do que estão concordando. Já o botão “Ok” fica bem visível, no topo da página.
Fonte: www.idgnow.uol.com.br
Você precisa fazer log in para comentar.