Banco de Dados MongoDB no Amazon AWS expõe 93.4 milhões de Eleitores Mexicanos Online

Banco de Dados MongoDB no Amazon AWS expõe 93.4 milhões de Eleitores Mexicanos Online

23 de abril de 2016 Blog Notícias 0
titulo

Sharing is caring ... Help us!

titulo

O especialista de segurança Chris Vickery descobriu um banco de dados de 132 GB aberto online e contendo 93.4 milhões de registros de eleitores mexicanos.

Mais uma vez o MongoDB mal configurado expôs milhões de registros, e mais uma vez dados de eleitores são deixados acessíveis online.

Dessa vez, o famoso pesquisador Chris Vickery descobriu no Amazon AWS online um banco de dados contendo 93.4 milhões de registros de eleitores mexicanos. O arquivo permaneceu online por pelo menos oito dias após Vickery descobri-lo

A má notícia é que o arquivo do banco de dados estava configurado para ser acessível ao público desde Setembro de 2015. Outro elemento em consideração é que sob a Lei Mexicana, os dados dos eleitores são considerados “estritamente confidenciais” e a extração de seus dados não autorizados pode ser punida com pena de mais de 12 anos de cadeia, sem direito a auxílio reclusão (bolsa bandido) e nem quaisquer regalias.

O site securityaffairs.co ainda reporta que Vickery, que trabalhou com o site Salted Hash e Databreaches.net, descobriu o arquivo MongoDB em 14 de Abril, como como ele explica, foi difícil rastrear o responsável pelo vazamento acidental, mesmo ele tendo reportado a questão ao Departamento de Estado Americano e à Embaixada Mexicana.

o artigo do pesquisador diz o seguinte: “Não havia nenhuma senha ou autenticação de nenhum tipo. Estava configurado simplesmente para acesso público. Porque? Ninguém sabe . Após relatar a situação ao Departamento de Estado Americano, ao Departamento de Segurança Interna, a Embaixada Americana em Washington, ao Instituto Nacional Eleitoral Mexicano e à Amazon, o banco de dados foi finalmente removido em 22 de Abril de 2016. A Comissão Eleitoral Mexicana confirmou a autenticidade do banco de dados. Os dados estão agora seguros, mas a principal questão é quem teve acesso a essa informação sensíve, e quem colocou os dados em um servidor cloud da Amazon sediado nos Estados Unidos. Sob a lei mexicana esses dados são estritamente confidenciais, cuja pena é de 12 anos de prisão por transferência ou extração de dados para ganhos pessoais”.

Uma observação atenta aos registros no arquivo, reporta o site, pelo especialista revelou que ele continha todas as informações que um cidadão mexicano necessita para que o registro de identificação de imagem do governo os permita votar. Os registros incluem o nome do eleitor, endereço residencial, data de nascimento, números de identificação nacional e outras informações.

A Comissão Eleitoral Mexicana confirmou a autenticidade da informação incluída no arquivo. Embora o banco de dados ter sido removido ontem, não se sabe ao certo quem pode ter acessado ele.

Vickery ainda explica que em 2003, o negociador de dados ChoicePoint foi comissionado pelo Governo Americano para obter mais de 65 milhões de registros de eleitores mexicanos, e seis milhões de licenças de motoristas na Cidade do México.

fonte:

http://securityaffairs.co/wordpress/46588/data-breach/mexican-voter-records.html

http://i0.wp.com/securityaffairs.co/wordpress/wp-content/uploads/2016/04/mexican-voter-records.png?resize=375%2C400

http://www.csoonline.com/article/3060204/security/mongodb-configuration-error-exposed-93-million-mexican-voter-records.html#tk.rss_all

https://www.databreaches.net/191-million-voters-personal-info-exposed-by-misconfigured-database/

https://mackeeper.com/blog/post/217-breaking-massive-data-breach-of-mexican-voter-data

http://seclists.org/interesting-people/2003/Apr/138

http://www.databreaches.net/personal-info-of-93-4-million-mexicans-exposed-on-amazon/

https://youtu.be/H0mlhrtb4W0

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.