Novo Botnet Jaku Possui 19.000 Zumbis E É Ideal Para Spam e Ataques DDOS

Novo Botnet Jaku Possui 19.000 Zumbis E É Ideal Para Spam e Ataques DDOS

6 de maio de 2016 Blog Notícias 0
titulo

Sharing is caring ... Help us!

titulo

Pesquisadores de segurança da Forcepoint dizem que um novo botnet surgiu lentamente em cresceu até conter cerca de 19.000 zumbis ao redor do planeta, mas a predominância é na Ásia. O grupo criminoso possui ligações com os ataques Darkhotel APT.

Chamado de Jaku (em referência ao Star Wars) o botnet fez a maior parte das vítimas em países como o Japão e Coreia do Sul, que conta 73 por cento das infecções. Além disso, os especialistas de segurança dizem que os criminosos infectaram com o Jaku malware cerca de 134 países diferentes, mesmo que por vezes eles comprometessem um ou outro usuário.

Os pesquisadores dizem que os primeiros sinais do botnet surgiram em setembro, e em uma janela de seis meses, o malware cresceu espantosamente se comparado com outras ameaças similares. O grupo por trás do Jaku controla o botnet através de múltiplos servidores de Comando e Controle (C&C), dos quais a maioria está localizada em países da região APAC, como Singapura, Malásia e Tailândia. De forma a permanecer fora da vista, o grupo Jaku empregou três diferentes mecanismos de comando e controle, mas também utilizou bancos de dados SQL ofuscados, client side, para armazenar os arquivos de configuração.

O botnet Jaku pode ser usado para entregar spam, para lançar ataques DDoS, mas também pode implementar outros tipos de malware. Esse processo de segunda etapa de entrega ocorre com a ajuda da esteganografia, que os criminosos usam para ocultar seus códigos maliciosos dentro de arquivos de imagem.

A Forcepoint diz que as infecções geralmente tomam lugar via arquivos com malware compartilhados via BitTorrent. O grupo geralmente vai atrás de alvos de alto valor, mas não se incomoda se outros usuários são infectados também. Os pesquisadores de segurança dizem que o grupo apresentou interesse em organizações não governamentais (ONG) internacionais, instituições acadêmicas, cientistas e funcionários governamentais.

A Forcepoint aponta: “A campanha Jaku possui claras conexões com o TTP usado por atacantes discutidos pela Kaspersky nas investigações do Darkhotel, em novembro de 2014”. O grupo Darkhotel posteriormente ficou conhecido como Dark Seoul, e recentemente foi conectado a hackers na Coreia do Norte, como parte do Grupo Lázaro.

Fonte:

http://news.softpedia.com/news/new-jaku-botnet-already-has-19-000-zombies-ideal-for-spam-and-ddos-attacks-503689.shtml
https://www.helpnetsecurity.com/2016/05/05/jaku-botnet-targeted-attacks/
http://i1-news.softpedia-static.com/images/fitted/340×180/new-jaku-botnet-already-has-19-000-zombies-ideal-for-spam-and-ddos-attacks.jpg
http://news.softpedia.com/news/Darkhotel-Espionage-Group-Targets-Executives-Staying-at-Luxury-Locations-464628.shtml
http://news.softpedia.com/news/dark-seoul-cyber-espionage-group-returns-after-2-years-hiatus-496414.shtml
http://news.softpedia.com/news/group-behind-the-sony-hack-is-more-dangerous-than-previously-thought-500932.shtml
https://www.forcepoint.com/jaku

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.